(WordPress, Blogger e outros):

BICADA DA ÁGUIA

Motta afirma que fim da escala 6×1 será prioridade: “Tema relevante para trabalhadores e empresários”

Publicado em

Brasília (DF) 13/08/2025 - O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, durante assinatura da medida provisória (MP) Brasil Soberano., no Palácio do Planalto Foto: CanalGov/Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou que pretende dar prioridade ao debate sobre o fim da escala de trabalho 6×1, destacando que a discussão é estratégica tanto para os trabalhadores quanto para o setor empresarial brasileiro. A sinalização reforça a expectativa de avanço da pauta no Congresso Nacional e ocorre em um contexto de reaproximação política entre Motta e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em nota enviada por sua assessoria de imprensa, Motta reiterou que a prioridade já havia sido indicada no fim de 2025. “O presidente sinalizou ainda no fim do ano passado que a Câmara vai priorizar o tema [do fim da escala 6×1]. Afirma ainda que o debate é importante para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros e para o empresariado”, diz o texto.

No Palácio do Planalto, o fim da escala 6×1 é tratado como uma das principais agendas do governo. Desde o ano passado, Lula fechou questão favoravelmente à mudança na jornada de trabalho, vista por aliados como uma pauta com forte apelo social e eleitoral. A avaliação interna é de que a retomada do diálogo com Hugo Motta pode acelerar a tramitação de propostas relacionadas ao tema.

Leia Também:  Fala MDS: conheça os caminhos adotados pelo Governo Federal para tirar o país mais uma vez do Mapa da Fome

Segundo fontes do Congresso, o presidente da Câmara voltou a se aproximar do líder do PT na Casa, Lindbergh Farias, após um período de distanciamento no fim de 2025, provocado por divergências em votações sensíveis, como a do projeto conhecido como PL Antifacção. Aliados de Motta afirmam que a relação com Lula é descrita como uma “amizade respeitosa e institucional”.

Nos bastidores, parlamentares avaliam que a convergência traz ganhos políticos mútuos. O governo avança em uma pauta sensível ao eleitorado em ano eleitoral, enquanto Motta pode se beneficiar do apoio do presidente Lula tanto no cenário político da Paraíba quanto em uma eventual disputa pela reeleição ao comando da Câmara.

Nesta semana, Hugo Motta se reuniu no Palácio do Planalto com o ministro Guilherme Boulos. De acordo com interlocutores, o fim da escala 6×1 foi tratado de forma indireta no encontro. Por determinação de Lula, Boulos tem atuado na articulação política junto ao Congresso para viabilizar a mudança na jornada de trabalho. A reunião contou ainda com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Leia Também:  Governo Federal destina R$ 703 milhões para coleta e tratamento de resíduos sólidos no Novo PAC Seleções

O debate ganhou força a partir de uma proposta de emenda à Constituição apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-RJ). No Senado, uma iniciativa semelhante do senador Paulo Paim (PT-RS) já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça. Na Câmara dos Deputados, também tramita um projeto de lei relatado pelo deputado Léo Prates (PDT-BA), que consolida diferentes propostas e prevê a redução da jornada semanal de 44 para 40 horas.

Fonte: Jovem Pan

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO