POLÍTICA DO BRASIL
Trabalho, renda, justiça tributária e proteção social: o quarteto que tira milhões da pobreza no Brasil
Publicado em
24 de dezembro de 2025por
Eugenio Piedade
A melhora das condições de vida das famílias ocorre não apenas pelo apoio do Estado, mas também pelo fortalecimento da renda do trabalho e pela ampliação de oportunidades – Foto: Lyon Santos/ MDS
Reconstrução das políticas sociais, mercado de trabalho aquecido e renda em alta explicam a redução recorde da pobreza e o retorno do país ao caminho da segurança alimentar
O Brasil vive um momento histórico no combate à pobreza, à desigualdade e à fome. Mais do que ampliar transferências de renda, a atual gestão do Governo do Brasil adotou uma estratégia que combina proteção social, valorização do trabalho, aumento da renda real e justiça tributária. Os resultados dessa escolha aparecem tanto nos indicadores oficiais quanto no dia a dia de milhões de famílias em todo o país.
“Eu governo para todo mundo, mas tenho preferência pelo povo mais necessitado, que é quem precisa do Estado. Voltei a ser presidente porque tenho um compromisso de fé de ajudar o povo pobre brasileiro”
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República
A reconstrução das políticas sociais e a retomada do papel do Estado no enfrentamento das desigualdades partem de uma escolha política clara. “Eu governo para todo mundo, mas tenho preferência pelo povo mais necessitado, que é quem precisa do Estado. Voltei a ser presidente porque tenho um compromisso de fé de ajudar o povo pobre brasileiro”, afirmou em setembro o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma declaração que ele costuma repetir.
Essa diretriz orienta a atuação do Governo do Brasil,, que passou a combinar programas como o Bolsa Família com a geração de empregos, valorização do salário mínimo, inflação sob controle e políticas estruturantes de renda. O resultado é uma nova equação social e econômica, em que a melhora das condições de vida das famílias ocorre não apenas pelo apoio do Estado, mas também pelo fortalecimento da renda do trabalho e pela ampliação de oportunidades — refletindo-se na redução da extrema pobreza, na queda histórica da desigualdade e na saída do Brasil do Mapa da Fome.
POBREZA E DESIGUALDADE EM QUEDA – Dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do IBGE mostram que, entre 2023 e 2024, 8,6 milhões de pessoas saíram da pobreza no Brasil, considerando a linha de US$ 6,85 por dia. No mesmo período, 1,9 milhão de brasileiros deixaram a extrema pobreza.
Segundo o estudo, a proporção da população na pobreza caiu de 27,3% em 2023 para 23,1% em 2024. É o menor nível já registrado desde 2012, quando começa a série histórica do IBGE.
A extrema pobreza também recuou, passando de 4,4% para 3,5% da população, outro nível recorde da série histórica. A desigualdade de renda acompanhou esse movimento: o índice de Gini caiu para 0,504 em 2024, o menor desde 2012.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em novembro de 2025, reforça esse cenário ao apontar que a renda domiciliar per capita cresceu mais de 25% em termos reais entre 2021 e 2024, impulsionada pela combinação entre mercado de trabalho aquecido, políticas sociais reconstruídas e inflação sob controle.
“As gerações de filhos e filhas de pais que dependiam do Bolsa Família estão saindo da pobreza. O programa garante o básico para que essas famílias consigam estudar, trabalhar e crescer”
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
POLÍTICAS SOCIAIS SÃO A PONTE – A reconstrução das políticas sociais foi decisiva para esse avanço. O Bolsa Família, reestruturado a partir de 2023, voltou a cumprir seu papel central: garantir proteção social sem romper o vínculo das famílias com o trabalho, a educação e a saúde.
Estudo divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostrou que 70% dos adolescentes que viviam em famílias beneficiárias do Bolsa Família em 2014 deixaram o programa ao longo de dez anos, indicando mobilidade social e aumento de renda.
Na apresentação dos dados, em 5 de dezembro de 2025, no Rio de Janeiro, o ministro Wellington Dias destacou que o programa atua como base de proteção para que as famílias avancem. “As gerações de filhos e filhas de pais que dependiam do Bolsa Família estão saindo da pobreza. O programa garante o básico para que essas famílias consigam estudar, trabalhar e crescer”, afirmou.
|
NÚMEROS VIRAM HISTÓRIAS – Os dados nacionais se refletem em trajetórias reais espalhadas pelo país. No município de Careiro da Várzea (AM), às margens do Rio Solimões, Dayane Carvalho, 30 anos, é um desses exemplos. Beneficiária do Bolsa Família por quase uma década, ela concluiu sua formação e hoje trabalha como técnica de enfermagem em uma unidade básica de saúde da região.
“Hoje me sinto feliz e grata pelo Bolsa Família ter feito parte da minha vida. Foi através dele que consegui arcar com os custos da minha família, com meus filhos, e hoje consegui a independência”, contou Dayane.
Também em Careiro da Várzea, Priscila Taveira, 31 anos, viveu experiência semelhante. Após cerca de dez anos como beneficiária do programa, ingressou no mercado de trabalho e hoje atua na Casa da Cidadania, atendendo famílias que enfrentam dificuldades semelhantes às que ela própria viveu.
“O Bolsa Família foi essencial na minha vida. Me ajudou até que eu conseguisse o emprego. Hoje trabalho na Casa da Cidadania com vários tipos de atendimento. É motivo de orgulho ter chegado aqui”, relatou Priscila.
No Distrito Federal, Jaqueline Souza, 38 anos, moradora do Riacho Fundo, decidiu pedir o desligamento voluntário do programa após conquistar um emprego formal. Funcionária de uma empresa que presta serviço para a Fundação Oswaldo Cruz na área de Saúde, Jaqueline trabalha com carteira assinada organizando a participação de diversos setores da sociedade em eventos públicos.
Para ela, a política pública foi um ponto de partida. “Estou aqui hoje trabalhando com uma equipe maravilhosa, um trabalho excelente, que eu amo. A tendência agora é trabalhar mais, se capacitar mais, estudar mais ainda, para a gente dar continuidade e servir como exemplo para os nossos filhos e para o nosso país”, afirmou Jaqueline.
RENDA QUE CRESCE DE VERDADE – A redução da pobreza também está diretamente ligada ao desempenho do mercado de trabalho. Desde 2023, o Brasil criou mais de 4,9 milhões de empregos formais, levando o desemprego ao menor nível da série histórica, com 5,4% no trimestre encerrado em outubro de 2025.
A política de valorização do salário mínimo com ganho real, aliada ao controle da inflação, ampliou o poder de compra das famílias. “O trabalhador voltou a ter previsibilidade, salário valorizado e emprego. Isso muda a vida das pessoas”, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ao comentar os dados mais recentes do mercado de trabalho.
Outro fator decisivo foi o retorno do crédito popular, com o Programa Desenrola, que retirou cerca de 6 milhões de pessoas do endividamento extremo, permitindo que famílias voltassem a consumir e reorganizar sua vida financeira.
O resultado é direto: a pobreza cai não apenas por transferência de renda, mas pela renda do trabalho.
MENOS FOME, MAIS SEGURANÇA ALIMENTAR – Os avanços também aparecem no combate à fome. Dados da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia) mostram que a proporção de domicílios em insegurança alimentar grave caiu de 4,1% para 3,2% entre 2023 e 2024, o menor nível desde 2013.
Em coletiva realizada em outubro, a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, destacou que os resultados são fruto de uma estratégia integrada. “Isso é resultado de uma política que alia crescimento econômico, apoio à produção de alimentos, controle da inflação, aumento do emprego e valorização do salário mínimo”, afirmou.
COERÊNCIA INTERNA E PROTAGONISMO INTERNACIONAL – A política interna de combate à pobreza também reposicionou o Brasil no cenário internacional. Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, em 15 de outubro de 2025, o ministro Wellington Dias afirmou que a saída do Brasil do Mapa da Fome reflete a retomada de políticas estruturantes.
“O objetivo é que a fome nunca mais volte ao mapa do Brasil. Isso se faz com políticas permanentes, não com ações pontuais”, declarou.
Essa coerência levou o país a liderar a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no âmbito do G20, e a colocar a justiça tributária no centro do debate internacional — incluindo, pela primeira vez, a tributação dos super-ricos na declaração final do grupo.
UM PROJETO DE PAÍS – A experiência recente mostra que a redução da pobreza no Brasil deixou de ser resultado de medidas isoladas. Ela passou a ser consequência de um projeto de país que combina crescimento econômico, justiça social e dignidade.
Os números confirmam. As histórias de Dayane, Priscila e Jaqueline explicam. A nova equação da pobreza mostra que, quando o Estado volta a funcionar de forma integrada, o Brasil avança. Com trabalho, renda e políticas públicas caminhando juntos.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

Comissão aprova parecer prévio sobre Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
Aprovada em primeiro turno proposta que reconhece carreiras como típicas de Estado
Wellington Luiz critica fechamento de entidade que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade
CLDF celebra 25 anos da Comunidade Católica Shalom no DF com sessão solene
CLDF entrega Título de Cidadão Honorário de Brasília a Samer Agi
BRASÍLIA
Comissão aprova parecer prévio sobre Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
Comissão aprova parecer prévio sobre Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias Texto traz questionamentos ao Poder Executivo sobre pontos que...
Aprovada em primeiro turno proposta que reconhece carreiras como típicas de Estado
Aprovada em primeiro turno proposta que reconhece carreiras como típicas de Estado Proposta do Poder Executivo inclui as carreiras de...
Wellington Luiz critica fechamento de entidade que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade
Wellington Luiz critica fechamento de entidade que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade Parlamentares defendem a continuidade do atendimento prestado...
DISTRITO FEDERAL
CLDF celebra 25 anos da Comunidade Católica Shalom no DF com sessão solene
CLDF celebra 25 anos da Comunidade Católica Shalom no DF com sessão solene Homenagem destacou o impacto da comunidade na...
CLDF entrega Título de Cidadão Honorário de Brasília a Samer Agi
CLDF entrega Título de Cidadão Honorário de Brasília a Samer Agi Ex-delegado e ex-magistrado, Agi é autor de obras voltadas...
Profissionais do setor de eventos do DF serão homenageados nesta quarta (10)
Profissionais do setor de eventos do DF serão homenageados nesta quarta (10) Sessão solene terá início às 19h e contará...
POLÍTICOS DO DF
CLDF busca aperfeiçoamento do programa Cartão Uniforme Escolar
CLDF busca aperfeiçoamento do programa Cartão Uniforme Escolar Encontro discutirá os resultados da política pública, desafios e possibilidades de aprimoramento...
Comissão de Educação e Cultura promove debate sobre LDO 2027
Comissão de Educação e Cultura promove debate sobre LDO 2027 O debate contou com a participação de representantes de sindicatos,...
Empresários pioneiros João e Tereza Sarkis são homenageados na Câmara Legislativa
Empresários pioneiros João e Tereza Sarkis são homenageados na Câmara Legislativa Casal de empresários foi responsável pela fundação da Elétrica...
POLÍTICOS DO BRASIL
CLDF celebra 15 anos do Sistema Integrado de Normas Jurídicas do DF
CLDF celebra 15 anos do Sistema Integrado de Normas Jurídicas do DF O Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito...
Leis que garantem direito à saúde da mulher e geração de empregos passam a valer integralmente
Leis que garantem direito à saúde da mulher e geração de empregos passam a valer integralmente Dispositivos tem como foco...
CLDF celebra os 25 anos da Comunidade Católica Shalom
CLDF celebra os 25 anos da Comunidade Católica Shalom A iniciativa é de autoria do deputado distrital João Cardoso (PL)...
TRÊS PODERES
CLDF realiza sessão solene em homenagem ao Sistema Integrado de Normas Jurídicas do DF
CLDF realiza sessão solene em homenagem ao Sistema Integrado de Normas Jurídicas do DF De autoria do deputado Wellington Luiz...
“Eu Vim Pra Fazer Forró”: Luan Estilizado é destaque no São João 2026 com 36 shows em junho
Com apresentações em 32 cidades, Luan Estilizado percorre oito estados do Nordeste levando sucessos da carreira, clássicos do forró e...
Priscila Senna se prepara para o maior São João da sua história com nova turnê e reforça protagonismo entre os maiores nomes da música nacional
A artista percorre os principais polos juninos do Nordeste com a turnê inédita “Nordeste que Queima” e consolida seu lugar...
ENTORNO
Família Sarkis será homenageada em solenidade na CLDF
Família Sarkis será homenageada em solenidade na CLDF A homenagem ocorrerá no auditório da Casa, por iniciativa do deputado Martins...
Influenciador e advogado Samer Agi receberá Título de Cidadão Honorário de Brasília
Influenciador e advogado Samer Agi receberá Título de Cidadão Honorário de Brasília Natural da cidade de Anápolis (GO), Samer destacou-se...
CLDF celebra experiências transformadoras da educação pública no 4º Prêmio Paulo Freire
CLDF celebra experiências transformadoras da educação pública no 4º Prêmio Paulo Freire Evento que homenageia iniciativas educacionais da rede pública...












