GDF / BRASÍLIA

Visitas guiadas no Zoológico de Brasília e festivais marcam a agenda cultural do fim de semana

Publicado em


Com mais de 28 mil visitantes nos dois primeiros dias do programa Lazer para Todos, o Jardim Botânico e o Zoológico de Brasília seguem entre as opções de destaque da agenda cultural do fim de semana no Distrito Federal, principalmente aos domingos, quando os espaços têm o acesso livre para o público, que fica isento do pagamento da entrada. Criada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), a iniciativa tem como objetivo garantir o acesso facilitado do brasiliense e dos turistas aos espaços de lazer aos domingos e feriados.

Advertisement

Para atender ainda melhor os visitantes que têm comparecido para aproveitar a gratuidade, o Zoológico de Brasília incluiu as visitas guiadas na programação dos domingos. Com ponto de encontro na estátua da elefanta Nelly, próximo à entrada do Zoo, os passeios ocorrem sempre às 9h30 e às 14h30. A experiência conta com um tour acompanhado por profissionais do espaço que ensinam sobre educação ambiental e compartilham os bastidores do tratamento dos bichos.

Com mais de 28 mil visitantes nos dois primeiros dias do programa Lazer para Todos, o Jardim Botânico e o Zoológico de Brasília seguem entre as opções de destaque da agenda cultural do fim de semana no Distrito Federal, principalmente, aos domingos, quando os espaços têm o acesso livre para o público | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

A programação de domingo no Zoo inclui ainda atividades de enriquecimento ambiental abertas ao público. A partir das 9h, o gato palheiro interage com o arranhador com catnip no Setor Gatário. Às 10h, móbiles com sementes serão colocados para as araras canindés vermelhas no Setor de Aves. No período da tarde, a partir das 14h, Thor, o rinoceronte branco, ganha uma caixa reforçada com feno no Setor África. Já às 15h, a atividade será de mangueira flutuante com dieta para as ariranhas Sarê e Macau no Setor América.

Advertisement

No Jardim Botânico de Brasília (JBB), entre os destaques do domingo está o aulão de yoga, às 10h40, com a professora Jaqueline Oliveira. A atividade custa R$ 30 (por pessoa) e será desenvolvida na estrutura do restaurante Cura. Atualmente, a direção do JBB estuda a inclusão de educadores ambientais para qualificar a visita às trilhas ecológicas.

Capital dos festivais

Com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), começa nesta quinta-feira (10) a terceira edição do Festival Integrado de Artes e Cultura Cerratense Contemporânea. A programação segue até 10 de maio, sempre às 19h, com apresentações musicais, concurso de fotografia, exposição de artes e feira de artesanato, no Pé Vermelho – Espaço Contemporâneo e na Praça São Sebastião, em Planaltina. Neste sábado (12) e domingo (13), se apresentam os seguintes artistas: Filipe Costa, Anna Moura, Flor Furacão, Marrul, Faby, a dupla Tiago & Juliano e os DJs New Nay, Maoli e Ana Ximenes.

Advertisement

Uma das atrações do Festival Jazzminas é o trio Bossa’n Vox Divas | Foto: Divulgação

Outro festival na programação do fim de semana é a segunda edição do Paraísos Tropicais, que ocorre com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). O evento será entre sábado e domingo, das 9h às 21h, na Galeria dos Estados. A programação reúne linguagens artísticas, como espetáculos circenses, com os grupos Delírio Circense & Cyrc Circo e o Palhaço Trevolino, e shows, com Batalá Brasília e Saiabamba, além da banda homônima ao festival. A entrada é franca, mediante retirada de ingressos pela internet.

Em celebração ao jazz, ocorre neste sábado e domingo, a partir das 19h, na Casa Jasmim (716 Norte) o Festival Jazzminas. Trata-se de um encontro de jazz, onde a música é a ponte para o empoderamento feminino. O evento será comandado pelo duo Iara Gomes e Her Jazz e pelo trio Bossa’n Vox Divas. A entrada é gratuita mediante retirada do ingresso pela internet. O evento conta com recursos do FAC-DF.

Advertisement

Programação multicultural

A Feira Permanente de Taguatinga será palco do projeto Saudando o Choro. As rodas serão realizadas no sábado e domingo, das 9h30 às 11h, e são abertas ao público. Em formato de circulação, a apresentação já passou pela Estação do Metrô de Arniqueiras e pela Feira do Guará. O projeto é feito com recursos do FAC-DF.

Sábado, a partir das 10h, o Memorial dos Povos Indígenas recebe evento de lançamento de livros de autores indígenas. Promovido com recursos do FAC, o evento terá a divulgação das obras de Melissa Xabriabá (Curumins Arteiros), Juão Nÿn (Tybyra – Uma Tragédia Indígena Brasileira), Levi Tapuia (Resistência em Retratos: Mobilizações Indígenas de 2024) e Ângelo de Paulo (Escravidão Indígena nos Sertões da Paraíba Nova). O acesso é gratuito.

Advertisement



Créditos do conteúdo

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vila Estrutural foi lançada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

Feiras, festivais e espetáculos gratuitos movimentam o fim de semana em Brasília

Published

on

Festival São Batuque 2025 leva oficinas, rodas de saberes, seminários, feira de artesanato, shows ao Eixão do Lazer | Foto: Divulgação

Confira a programação nos equipamentos públicos do DF

Por
Advertisement

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Agência Brasília

O final de semana está se aproximando e o Distrito Federal está com uma programação repleta de cultura, lazer e turismo, com opções que vão de feiras a espetáculos de dança, passando por festivais e exposições. As atividades são gratuitas e abertas ao público, garantindo diversão para todas as idades.

A 5ª edição da Feira Capital Cult estará no Eixão do Lazer, no próximo domingo (21), com oficinas de educação ambiental, feira criativa, espaço gastronômico, apresentações de artistas locais e atividades para crianças. Com entrada gratuita, o evento valoriza o turismo sustentável e a cultura do Cerrado, transformando o espaço público em um grande palco de convivência e experiências culturais. A programação será das 10h às 17h.

Advertisement

Já o Festival São Batuque 2025 chega à 16ª edição celebrando a percussão e a cultura popular brasileira em cidades do Distrito Federal até o dia 20 de setembro. Oficinas, rodas de saberes, seminários, feira de artesanato, shows e uma plataforma digital interativa fazem parte da programação, que tem como destaque o encerramento na Praça dos Orixás com apresentações musicais e feira gastronômica afro-candanga.

Leia Também:  Vila Estrutural foi lançada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal
O espetáculo Corpo Avesso terá sessões ecessíveis no Sesc Gama | Foto: Divulgação

No Sesc Gama, o espetáculo Corpo Avesso será exibido no próximo domingo (21), às 16h30 e 19h, com sessões acessíveis em Libras e audiodescrição. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

 

A Duo Cia de Dança estreia a circulação do espetáculo Raxo do Céu, que revisita o universo sertanejo em uma fusão de dança contemporânea, jazz e performance. As primeiras apresentações serão no Sesc Ceilândia, sábado (20) e domingo (21), seguidas de apresentações no Espaço Cultural Renato Russo (dias 27 e 28). A programação inclui também workshops e debates gratuitos.

Advertisement
Em cartaz no Museu Nacional da República, exposição reúne fotografias, filmes e reportagens audiovisuais de Jorge Bodanzky | Foto: Divulgação

Além disso, o público tem até domingo (21) para visitar a exposição Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985, no Museu Nacional da República. A mostra reúne fotografias, filmes e reportagens audiovisuais do cineasta, com destaque para registros inéditos do período militar.

As famílias brasilienses podem aproveitar o programa Lazer Para Todos, que garante entrada gratuita no Jardim Botânico de Brasília e no Zoológico aos domingos e feriados. Além das trilhas e jardins do JBB, o zoo oferece visitas guiadas em dois horários, proporcionando ao público uma experiência educativa e de contato com a fauna. O Programa Vai de Graça ainda garante gratuidade no transporte público, facilitando o acesso aos espaços.

Leia Também:  Ibaneis indica advogado Bruno Rangel para a Diretoria Jurídica do BRB

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA