ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

GDF / BRASÍLIA

Recuperados 186 hectares de área pública ocupada irregularmente

Publicado em

Foto: DF Legal

A retomada ocorreu entre janeiro e março deste ano, período marcado por 13 grandes operações do DF Legal em cinco regiões administrativas

Advertisement

Entre janeiro e março deste ano, o Governo do Distrito Federal (GDF)  recuperou 1.868.700 m² de área pública ocupada irregularmente, o que equivale a 186 hectares de terra desobstruída. A retomada ocorreu durante as ações de combate à grilagem de terras na capital federal.

Ao todo, foram realizadas 13 operações de grande porte em Santa Maria, Ceilândia, Sobradinho, Riacho Fundo II e Brazlândia. O combate às invasões, por meio dessas ações que envolvem quase 30 órgãos do GDF, evita prejuízos sociais, políticos, ambientais e econômicos tanto para o Estado quanto para o cidadão infrator.

“Nosso trabalho é sempre de monitoramento constante”, explica o subsecretário de Operações da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), Alexandre Sena. “Essas demandas vieram para dar resposta a essas ocupações que surgiram recentemente. A maior em que atuamos, que era a de Brazlândia, começou em janeiro.”

Advertisement

Manutenção e vigilância

Só em Brazlândia, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Descoberto, foram 138 hectares desocupados de trechos invadidos por grileiros. A ação promovida em março focou três grandes pontos de aglomeração de pequenos barracos feitos de madeira e lona. Ao todo, foram desconstituídas 1.210 dessas construções, das quais mais de 90% estavam desabitadas. Os lotes já vinham sendo vendidos por R$ 8 mil, conforme apurou a DF Legal.

Leia Também:  Caminhão educativo da Neoenergia marca presença em escola pública do Núcleo Bandeirante

“Para a execução dessas operações, a gente segue diversos passos, como verificação da titularidade da área e sensibilidade”, revela Sena. “Após o término dessas operações, nós fazemos um trabalho de manutenção e de vigilância para evitar que as mesmas pessoas voltem a ocupar o espaço.”

Além dessas operações de grande porte, a DF Legal executa todos os dias, inclusive aos fins de semana, as chamadas operações Pronto Emprego, voltadas a mitigar ocupações irregulares ainda em fase inicial. O protocolo é imediato ou não superior a 72 horas do recebimento da denúncia ou constatação de ilegalidades pelos agentes de fiscalização.

Advertisement

Segundo a pasta, em 2022, foram promovidas 790 operações de desobstrução de área pública, com 2.482.819 m² recuperados. A secretaria segue o monitoramento de todas as 35 regiões administrativas e, atualmente, está na fase de qualificação e treinamento de 100 assistentes operacionais, que farão um trabalho de campo com uso de imagens de satélite e drones de vigilância.

Com informações da Agência Brasília

Fonte: Jornal de Brasilia

Advertisement
Leia Também:  Agentes de Vigilância Ambiental vistoriam focos de dengue no Sol Nascente

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

Comunidade Queima Lençol, na Fercal, recebe trabalhos de manutenção nas ruas e espaços públicos

Published

on


“Notamos uma presença expressiva do governo na região. Mesmo com o aumento da comunidade ao longo dos anos, a Fercal continua sendo cuidada, recebendo, constantemente, ações de conservação dos espaços públicos”, observa a moradora da comunidade Queima Lençol, Dayane Silva Oliveira, 37, após ação executada pelas equipes do GDF Presente, entre 10 e 14 de março.

Advertisement

Durante os três dias foram feitos serviços de poda de mais de 50 árvores, retirada de oito toneladas de materiais inservíveis, além de roçagem, instalação de três baias para contêineres de lixo e recuperação de três quilômetros de vias não pavimentadas. Ainda foram utilizadas 15 toneladas de massa asfáltica na operação tapa-buracos, como também a pavimentação do estacionamento da Capela Nossa Senhora Rainha da Paz no Queima Lençol.

Durante três dias foram feitos serviços de poda de mais de 50 árvores, retirada de oito toneladas de materiais inservíveis, além de roçagem, instalação de três baias para contêineres de lixo e recuperação de 3 km de vias não pavimentadas | Foto: Divulgação/GDF Presente

“Essas atividades refletem o cuidado com a comunidade”, opina Dayane, que mora na região desde que nasceu. Com as ações, a vigilante se sente ainda mais segura para transitar na cidade, seja por carro próprio ou transporte público. “Há muito anos o trajeto viário era muito ruim, principalmente em época de chuva. Hoje já melhorou muito e esses reparos nas vias são extremamente importantes para manter a qualidade das estradas”, destaca.

Advertisement

A moradora também se sente satisfeita em relação à limpeza da cidade. “Às vezes, o contêiner é muito pequeno e acaba acumulando lixo que podem atrair insetos e proliferar doenças como a dengue. Então dispor de mais baias para os contêineres de lixo, como também garantir a retirada de lixo inutilizáveis, com certeza traz mais tranquilidade e qualidade de vida para os moradores”, ressalta Dayane.

As ações foram conduzidas pela Administração Regional da Fercal, com suporte do programa GDF Presente Polo Área Norte. Ao todo, 50 trabalhadores atuaram, entre servidores e reeducandos. A comunidade Queima Lençol na Fercal foi beneficiada por meio do projeto Administração nas Comunidades para combater e prevenir contra os focos de mosquito da dengue.

GDF Presente

Advertisement

O GDF Presente é coordenado pela Secretaria de Governo (Segov) e reúne as administrações regionais, as pastas de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), de Administração Penitenciária (Seape-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fundação de Amparo ao Trabalhador (Funap-DF) e Companhia Energética de Brasília (CEB). Cerca de 200 pessoas participam do programa, incluindo reeducandos da Funap e da Seape.



Créditos do conteúdo

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  A Adasa realiza visita técnica à Itaipu Binaciona
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA