GDF / BRASÍLIA
Profissionais do Hospital de Base são treinados para oferecer atendimento humanizado
Publicado em
27 de março de 2025por
Eugenio Piedade
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizou, nos dias 26 e 27 de março, o evento Experiência do Paciente – O Impacto da Comunicação em Cada Interação, no auditório do Hospital de Base (HBDF). A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Experiência do Paciente em parceria com o Núcleo de Educação Corporativa (Nudec), busca aprimorar a comunicação dos profissionais que fazem o primeiro contato com o paciente, tornando o atendimento mais humanizado e acolhedor.

Um dos principais desafios abordados na qualificação é como lidar com situações de grande fluxo de pessoas em atendimentos de emergência | Foto: Divulgação/IgesDF
O público-alvo do treinamento incluiu auxiliares de humanização e colaboradores da limpeza, da recepção e da vigilância, responsáveis pela primeira impressão dos pacientes ao chegarem ao hospital. Leonardo Maciel, chefe do Núcleo de Experiência do Paciente, enfatizou que a comunicação eficaz pode transformar a jornada do paciente: “A primeira impressão é a que marca. Se ele recebe uma boa palavra, um bom direcionamento, um bom esclarecimento, a tendência é que tenha uma jornada muito melhor dentro do hospital”.
Um dos principais desafios abordados na qualificação é como lidar com situações de grande fluxo de pessoas em atendimentos de emergência, o que normalmente acaba impactando a qualidade do acolhimento. Segundo Leonardo, a rotina intensa pode levar à automatização do atendimento, o que prejudica a experiência do paciente: “O paciente percebe cada palavra, cada gesto, o toque, o olhar, o sorriso. Precisamos garantir cortesia, respeito e gentileza para que ele tenha um tratamento adequado, tanto humanamente quanto clinicamente”.
“Se colocar no lugar do outro é essencial para melhorar o atendimento”
Grasielle Bezerra, analista do Núcleo de Educação Corporativa
A capacitação faz parte do projeto Paciente em Primeiro Lugar, que tem o objetivo de aprimorar a comunicação por meio de técnicas de abordagem e acolhimento. Além disso, o impacto na experiência do paciente deverá ser medido pelo Net Promoter Score (NPS), ferramenta que já avalia a satisfação em unidades administradas pelo IgesDF e que consegue apontar para os gestores quais são os pontos de melhoria.
A analista do Núcleo de Educação Corporativa, Grasielle Bezerra, abordou a comunicação como fator essencial tanto no atendimento ao público quanto no ambiente corporativo. Para ela, a falta de empatia e a dificuldade de escuta ativa são problemas que precisam ser enfrentados no dia a dia dentro de uma unidade hospitalar.
“Às vezes, somos muito rápidos para julgar os outros. Mas quem está ali fora esperando atendimento não é qualquer pessoa, é alguém que está precisando. A mãe que chora desesperada poderia ser a sua mãe, poderia ser o seu filho. Se colocar no lugar do outro é essencial para melhorar o atendimento”, explicou a analista.
Segundo Grasielle, os profissionais que realizam o primeiro atendimento, seja na recepção do paciente, seja na segurança, desempenham um papel crucial, pois a abordagem pode facilitar ou dificultar a assistência médica que virá a seguir: “Dependendo da maneira com que se desenrola a comunicação, a situação pode ser amenizada ou agravada. O primeiro atendimento é fundamental para toda a jornada do paciente”.
O treinamento Experiência do Paciente – O Impacto da Comunicação em Cada Interação será replicado no Hospital Regional de Santa Maria, no dia 4 de abril, garantindo que mais profissionais sejam capacitados a oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente nas unidades administradas pelo IgesDF.
*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)


Giro Distrital: CPI aponta falta de servidores em órgãos de fiscalização ambiental

Solenidade na CLDF celebra o dia nacional do cirurgião-dentista

CLDF celebra Dia dos Conciliadores e Mediadores

CLDF vai debater investimentos do Novo PAC no DF nesta quarta-feira

Moradores do Porto Rico apresentam demandas em audiência pública nesta segunda-feira (29)
BRASÍLIA


Giro Distrital: CPI aponta falta de servidores em órgãos de fiscalização ambiental
Publicador de Conteúdos e Mídias Giro Distrital: CPI aponta falta de servidores em órgãos de fiscalização ambiental Publicado em 29/09/2025...


Solenidade na CLDF celebra o dia nacional do cirurgião-dentista
Solenidade na CLDF celebra o dia nacional do cirurgião-dentista Representantes da categoria cobraram nomeação de aprovados em concurso Para comemorar...


CLDF celebra Dia dos Conciliadores e Mediadores
Nesta segunda-feira (29), às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene em homenagem ao Dia dos Conciliadores...
DISTRITO FEDERAL


CLDF vai debater investimentos do Novo PAC no DF nesta quarta-feira
A Câmara Legislativa do DF realiza nesta quarta-feira (1º de outubro), às 15h, comissão geral para discutir em plenário os investimentos...


Moradores do Porto Rico apresentam demandas em audiência pública nesta segunda-feira (29)
Moradores do Porto Rico apresentam demandas em audiência pública nesta segunda-feira (29) A Câmara Legislativa do Distrito Federal vai ao...


“Não basta ocupar espaços, precisamos transformá-los”, diz Doutora Jane em solenidade sobre liderança feminina
“Não basta ocupar espaços, precisamos transformá-los”, diz Doutora Jane em solenidade sobre liderança feminina Para homenagear e dar visibilidade a...
POLÍTICOS DO DF


Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa ofertará serviços gratuitos de saúde, cidadania e bem-estar
Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa ofertará serviços gratuitos de saúde, cidadania e bem-estar Evento será nos dias...


Médica de renome, Hermelinda Pedrosa recebe título de Cidadã Honorária de Brasília
Médica de renome, Hermelinda Pedrosa recebe título de Cidadã Honorária de Brasília Quando o assunto é tratamento e prevenção do...
CLDF celebra Setembro Verde, mês de conscientização sobre doação de órgãos e tecidos
CLDF celebra Setembro Verde, mês de conscientização sobre doação de órgãos e tecidos Nesta segunda-feira (29), às 19h, a Câmara...
POLÍTICOS DO BRASIL


Comissão geral estima aumento da arrecadação do DF com reforma tributária
Comissão geral estima aumento da arrecadação do DF com reforma tributária Especialistas também ressaltaram perda de autonomia tributária Promovida por...


CPI do Rio Melchior constata falta de servidores para fiscalização do meio ambiente
CPI do Rio Melchior constata falta de servidores para fiscalização do meio ambiente A Comissão Parlamentar de Inquérito do Rio...


Estudantes apresentam propostas de lei para um futuro mais sustentável
Na manhã desta terça-feira (23), o plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal recebeu dezenas de alunos do oitavo ano...
TRÊS PODERES


Comissão dos Direitos da Mulher aprova proposições e comemora um ano de atuação
Comissão dos Direitos da Mulher aprova proposições e comemora um ano de atuação Criada há um ano no quadro das...


Grupo Empreendedoras do P Norte recebe homenagem nesta quarta (24)
A Câmara Legislativa do Distrito Federal vai realizar uma sessão solene em homenagem ao grupo Empreendedoras do P Norte, projeto...


DF apresenta superávit fiscal e controle de despesa com pessoal
DF apresenta superávit fiscal e controle de despesa com pessoal Relatório mostra despesas realizadas com educação e saúde abaixo do...
ENTORNO


CLDF homenageia mulheres que lideram ciência, tecnologia e inovação no DF nesta terça (24)
CLDF homenageia mulheres que lideram ciência, tecnologia e inovação no DF nesta terça (24) A Câmara Legislativa do Distrito Federal...


Cidades do DF recebem retrospectiva de filmes vencedores do Troféu Câmara Legislativa
Cidades do DF recebem retrospectiva de filmes vencedores do Troféu Câmara Legislativa Exibição gratuita de títulos produzidos no Distrito Federal...


Medida que prevê apoio psicológico a profissionais da saúde e educação avança em comissão
Medida que prevê apoio psicológico a profissionais da saúde e educação avança em comissão A Comissão de Saúde (CSA) da...