ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

GDF / BRASÍLIA

Pacientes acompanhadas pelo Grupo de Emagrecimento do HRSM recebem palestra sobre autoestima e orientações com personal stylist

Publicado em

Jurana Lopes
Elas adoraram o momento e refletiram sobre a importância do autocuidado e amor-próprio
Na última sexta-feira (3), as integrantes do Grupo de Emagrecimento do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) tiveram um encontro especial. As duas turmas se juntaram no período da tarde e tiveram palestra com psicóloga sobre autoestima. Depois, receberam orientações de uma personal stylist, além de serem servidas de um lanche saudável e nutritivo: salada de frutas com granola.
“Decidimos fazer algo diferente pra elas melhorarem sua autoestima e entenderem quais tipos de roupa valorizam seu corpo, quais cores vão cair melhor, tudo pra que elas se sintam melhores aos se olharem no espelho. É todo um processo, não é só o emagrecimento por si só”, explica a nutricionista Laryssa Paz, idealizadora do Grupo de Emagrecimento do HRSM.
A palestra sobre autoestima foi com a psicóloga Maria Aparecida Martins, que abordou o conceito geral e subjetivo de autoestima. Dentre as questões trabalhadas no tema, ela enfatizou que a forma de se cuidar, se olhar, se alimentar e se dedicar a si mesmo, às vezes tirando uma hora do dia para fazer algo que gosta, são maneiras de alimentar a autoestima e ela está presente nos detalhes.
“É necessário alimentar a autoestima diariamente. Eu vejo este momento como muito assertivo para esse grupo, porque às vezes é a falta de uma validação em algo na vida que poderia mudar muitas coisas. Uma validação de repente no sentido da vida, o porquê tem o excesso de peso, muitas vezes elas não conseguem lidar com esses sentimentos e questões subjetivas”, explica.
A psicóloga também destaca que na palestra busca trabalhar questões como, que tipo de pessoa elas são, para que aprendam a valorizar também suas formas e sair dessa busca por um biotipo padrão. “É abrir a mente para que elas vejam que podem ser amadas e valorizadas do jeito que são, é o autoconhecimento de si mesmas e o autorrespeito. O peso não pode anular as vitórias conquistadas ao longo dos anos”, destaca Maria Aparecida.
Reflexão e amor-próprio
Késsya Kellen Castro, de 31 anos, sofre com a obesidade desde os 16 anos e acredita que momentos assim são importantes para refletir. “Já faço acompanhamento há quase dois anos com nutricionista aqui no HRSM porque sofro muito com o efeito sanfona desde a minha adolescência”, relata.
A consultora de imagem Nathália Viana deu orientações sobre melhores peças para valorizar o corpo, a importância e significado das cores e abordou principalmente a questão do amor-próprio.
“A autoestima está relacionada à confiança sobre nós mesmos, sobre como enxergamos a nossa imagem frente à sociedade. É necessário se amar e se conhecer para saber o que gosta ou não, e conseguir mostrar sua essência através de sua imagem”, afirma.
Luana Reis, de 42 anos, começou a engordar depois de sua gravidez, aos 24 anos, desde então, não consegue emagrecer e se consegue, reganha o peso novamente.“Sonho em fazer uma bariátrica, mas por enquanto, sigo tentando com os meios que tenho. Adorei esse momento, porque às vezes nós mesmas nos colocamos para baixo. Até enxergamos algo bom na gente, mas que fica esquecido e quando outra pessoa fala nos faz refletir e ver que devemos nos amar”, analisa.
Grupo de Emagrecimento
Com a alta demanda por atendimento nutricional no Ambulatório do Hospital Regional de Santa Maria, a equipe decidiu criar o Grupo de Emagrecimento, voltado para pacientes que precisam perder peso, com qualidade de vida e restabelecendo uma relação positiva com a alimentação. Os encontros ocorrem quinzenalmente nas sextas-feiras, sendo uma turma pela manhã e outra à tarde, cada uma com capacidade de até 15 pacientes por turma e duram cerca de 2h30.
Para participar é necessário ter encaminhamento via regulação para acompanhamento nutricional no HRSM. Os critérios de seleção são os pacientes com índice maior de obesidade, além de comorbidades. O grupo tem duração de três meses.
Fotos: Divulgação/IgesDF
Assessoria de Comunicação

imprensa@igesdf.org.br

( 61 3550-9281
Atendimento à imprensa: Segunda a sexta – 8h às 18h
Sábados, domingos e feriados – 9h às 19h

Acesse: https://igesdf.org.br/

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Eleições 2026, quem será o escolhido (a) para governar o Distrito Federal
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

Feiras, festivais e espetáculos gratuitos movimentam o fim de semana em Brasília

Published

on

Festival São Batuque 2025 leva oficinas, rodas de saberes, seminários, feira de artesanato, shows ao Eixão do Lazer | Foto: Divulgação

Confira a programação nos equipamentos públicos do DF

Por
Advertisement

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Agência Brasília

O final de semana está se aproximando e o Distrito Federal está com uma programação repleta de cultura, lazer e turismo, com opções que vão de feiras a espetáculos de dança, passando por festivais e exposições. As atividades são gratuitas e abertas ao público, garantindo diversão para todas as idades.

A 5ª edição da Feira Capital Cult estará no Eixão do Lazer, no próximo domingo (21), com oficinas de educação ambiental, feira criativa, espaço gastronômico, apresentações de artistas locais e atividades para crianças. Com entrada gratuita, o evento valoriza o turismo sustentável e a cultura do Cerrado, transformando o espaço público em um grande palco de convivência e experiências culturais. A programação será das 10h às 17h.

Advertisement

Já o Festival São Batuque 2025 chega à 16ª edição celebrando a percussão e a cultura popular brasileira em cidades do Distrito Federal até o dia 20 de setembro. Oficinas, rodas de saberes, seminários, feira de artesanato, shows e uma plataforma digital interativa fazem parte da programação, que tem como destaque o encerramento na Praça dos Orixás com apresentações musicais e feira gastronômica afro-candanga.

Leia Também:  Centro Interescolar de Esportes (Cief) oferece 593 vagas gratuitas para crianças e adolescentes do DF
O espetáculo Corpo Avesso terá sessões ecessíveis no Sesc Gama | Foto: Divulgação

No Sesc Gama, o espetáculo Corpo Avesso será exibido no próximo domingo (21), às 16h30 e 19h, com sessões acessíveis em Libras e audiodescrição. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

 

A Duo Cia de Dança estreia a circulação do espetáculo Raxo do Céu, que revisita o universo sertanejo em uma fusão de dança contemporânea, jazz e performance. As primeiras apresentações serão no Sesc Ceilândia, sábado (20) e domingo (21), seguidas de apresentações no Espaço Cultural Renato Russo (dias 27 e 28). A programação inclui também workshops e debates gratuitos.

Advertisement
Em cartaz no Museu Nacional da República, exposição reúne fotografias, filmes e reportagens audiovisuais de Jorge Bodanzky | Foto: Divulgação

Além disso, o público tem até domingo (21) para visitar a exposição Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985, no Museu Nacional da República. A mostra reúne fotografias, filmes e reportagens audiovisuais do cineasta, com destaque para registros inéditos do período militar.

As famílias brasilienses podem aproveitar o programa Lazer Para Todos, que garante entrada gratuita no Jardim Botânico de Brasília e no Zoológico aos domingos e feriados. Além das trilhas e jardins do JBB, o zoo oferece visitas guiadas em dois horários, proporcionando ao público uma experiência educativa e de contato com a fauna. O Programa Vai de Graça ainda garante gratuidade no transporte público, facilitando o acesso aos espaços.

Leia Também:  Agentes do Detran-DF realizaram 925 testes de etilômetro

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA