ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

GDF / BRASÍLIA

Mamães de crianças internadas na Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos do HRSM recebem homenagem de Dia das Mães

Publicado em

Dia especial foi organizado pela equipe multidisciplinar e levou carinho e aconchego
Ter um filho internado de maneira prolongada não é nada fácil, a rotina é bastante pesada e cansativa, principalmente para as mães, que em suma maioria, são quem ficam como acompanhantes em tempo integral. Para levar um pouco de leveza para elas e reduzir o estresse e as preocupações diárias, a equipe multidisciplinar da Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPED) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) promoveu, nesta sexta-feira (10), um dia repleto de homenagens para as mamães.
“Decidimos fazer essa ação porque elas vão passar o Dia das Mães aqui. Tanto elas como alguns membros da equipe que também são mães e cuidam dos filhos de outras pessoas. Elas desempenham e desenvolvem esse papel de mãe todos os dias, cuidando destas crianças. Então, todo dia é dia delas”, explica a psicóloga Gabriela Mateus.
Com direito a um café da manhã especial e entrega de lembrancinhas, elas tiveram dia de beleza com massagista, fizeram maquiagem e arrumaram os cabelos. Além disso, tiveram um happy hour, feito mensalmente, mas desta vez, para celebrar o Dia das Mães. É um momento que contou com música, karaokê, petiscos e lanches especiais como pizza.
“É uma data extremamente importante, porque é crucial para elas estarem aqui, mesmo longe de outros filhos, como é o caso de algumas mães. Elas fazem tudo pelos filhos, amam incondicionalmente. Esse dia é para elas se lembrarem o quanto elas são importantes e merecem todas as homenagens. Vemos o carinho que elas colocam em cada gesto”, destaca a psicóloga.
Karina Rodrigues, de 39 anos, está internada no HRSM com a filha Helena, há dois meses, mas desde que a filha nasceu ela vive dentro de um hospital, devido às condições clínicas da pequena. O home care da Helena finalmente saiu, depois de 9 meses de vida dela e de vivência em hospital. Porém, é um misto de alegria e medo, porque ela se sente insegura para ir para casa com a filha.
Sobre as homenagens, ela adorou. “Achei muito legal e prazeroso ter este momento, porque tem dias que ficamos tão tristes e desoladas, não é fácil ter filho especial, vivemos com medo de perdê-los”, desabafa.
Elidiane Silva, de 33 anos, amou a ação e aproveitou para deixar os cabelos ainda mais cacheados e bonitos. Há quase um ano sua filha caçula nasceu e desde então, ela mal consegue ir para casa, em Santo Antônio do Descoberto, visitar as outras duas filhas, de 9 e 2 anos.
“Me corta o coração estar longe delas neste momento, mas não tenho com quem revezar aqui no hospital. Vou uma vez no mês ficar com elas. Dias assim nos alegram muito, pois traz um aconchego e acalento”, relata.
Fotos: Divulgação/IgesDF
Assessoria de Comunicação

imprensa@igesdf.org.br

( 61 3550-9281
Atendimento à imprensa: Segunda a sexta – 8h às 18h
Sábados, domingos e feriados – 9h às 19h

Acesse: https://igesdf.org.br/

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Saúde alerta para os riscos das pomadas capilares no Carnaval
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

Feiras, festivais e espetáculos gratuitos movimentam o fim de semana em Brasília

Published

on

Festival São Batuque 2025 leva oficinas, rodas de saberes, seminários, feira de artesanato, shows ao Eixão do Lazer | Foto: Divulgação

Confira a programação nos equipamentos públicos do DF

Por
Advertisement

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Agência Brasília

O final de semana está se aproximando e o Distrito Federal está com uma programação repleta de cultura, lazer e turismo, com opções que vão de feiras a espetáculos de dança, passando por festivais e exposições. As atividades são gratuitas e abertas ao público, garantindo diversão para todas as idades.

A 5ª edição da Feira Capital Cult estará no Eixão do Lazer, no próximo domingo (21), com oficinas de educação ambiental, feira criativa, espaço gastronômico, apresentações de artistas locais e atividades para crianças. Com entrada gratuita, o evento valoriza o turismo sustentável e a cultura do Cerrado, transformando o espaço público em um grande palco de convivência e experiências culturais. A programação será das 10h às 17h.

Advertisement

Já o Festival São Batuque 2025 chega à 16ª edição celebrando a percussão e a cultura popular brasileira em cidades do Distrito Federal até o dia 20 de setembro. Oficinas, rodas de saberes, seminários, feira de artesanato, shows e uma plataforma digital interativa fazem parte da programação, que tem como destaque o encerramento na Praça dos Orixás com apresentações musicais e feira gastronômica afro-candanga.

Leia Também:  Deputado Hermeto comemora aprovação do projeto para coberturas removíveis em estacionamentos do DF
O espetáculo Corpo Avesso terá sessões ecessíveis no Sesc Gama | Foto: Divulgação

No Sesc Gama, o espetáculo Corpo Avesso será exibido no próximo domingo (21), às 16h30 e 19h, com sessões acessíveis em Libras e audiodescrição. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

 

A Duo Cia de Dança estreia a circulação do espetáculo Raxo do Céu, que revisita o universo sertanejo em uma fusão de dança contemporânea, jazz e performance. As primeiras apresentações serão no Sesc Ceilândia, sábado (20) e domingo (21), seguidas de apresentações no Espaço Cultural Renato Russo (dias 27 e 28). A programação inclui também workshops e debates gratuitos.

Advertisement
Em cartaz no Museu Nacional da República, exposição reúne fotografias, filmes e reportagens audiovisuais de Jorge Bodanzky | Foto: Divulgação

Além disso, o público tem até domingo (21) para visitar a exposição Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985, no Museu Nacional da República. A mostra reúne fotografias, filmes e reportagens audiovisuais do cineasta, com destaque para registros inéditos do período militar.

As famílias brasilienses podem aproveitar o programa Lazer Para Todos, que garante entrada gratuita no Jardim Botânico de Brasília e no Zoológico aos domingos e feriados. Além das trilhas e jardins do JBB, o zoo oferece visitas guiadas em dois horários, proporcionando ao público uma experiência educativa e de contato com a fauna. O Programa Vai de Graça ainda garante gratuidade no transporte público, facilitando o acesso aos espaços.

Leia Também:  Colaboradores do IgesDF que atuam na Pediatria participam de capacitação em parada cardiorrespiratória

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA