ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

GDF / BRASÍLIA

Ibaneis libera pista no viaduto da Epig, no Sudoeste

Publicado em

Trecho liberado pelo governador do Distrito Federal na manhã desta quinta-feira (30/3) tem 700 metros e corredor exclusivo para ônibus

Renato Alves/Agência Brasília

A primeira etapa do Viaduto Luiz Carlos Botelho, também conhecido como Viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), foi liberada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), na manhã desta quinta-feira (30/3).

Um trecho de 700 metros de via que leva até o elevado em construção está liberado para os motoristas. São três pistas de pavimento flexível, para o tráfego de carros e motocicletas, e uma com pavimento em concreto, que será utilizada como corredor exclusivo de ônibus no sentido Epig para a Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Advertisement
Leia Também:  População participa de debates sobre o futuro do transporte público e da mobilidade urbana do DF

Segundo informações do Governo do DF (GDF), a obra beneficiará cerca de 25 mil motoristas que passam diariamente pelo local com aporte total de R$ 24,6 milhões.

O viaduto pretende acabar com o gargalo na entrada do Sudoeste e fazer com que o trânsito flua na Epig, onde o tráfego é intenso. O acesso a toda a região pelo Parque da Cidade também será facilitado com o elevado. No total, serão quatro alças externas, quatro alças internas (semelhante às tesourinhas) e os dois eixos da via Epig, que passam sobre o viaduto.

Às vésperas da liberação da pista, nesta quarta-feira (29/3), cerca de 50 balizadores foram instalados ao longo do retorno que dá acesso à pista nova. Os últimos tachões também foram colocados no asfalto. A sinalização horizontal já está concluída. Com a liberação do tráfego neste trecho, a pista paralela usada atualmente pelos motoristas será fechada e, logo, demolida para a continuidade das obras.

Advertisement

“Nosso próximo passo é prosseguir a demolição e a escavação ali na região da Avenida das Jaqueiras. Nesse local, os motoristas que virão do Parque da Cidade vão mergulhar sob o viaduto chegando ao Sudoeste”, explica o fiscal da construção pela Secretaria de Obras, Carlos Magno.

Chegada de Bolsonaro

O compromisso do governador Ibaneis Rocha ocorreu na mesma manhã da chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil, após três meses nos Estados Unidos. Durante a agenda, Ibaneis preferiu não dar declarações à imprensa.

O retorno de Bolsonaro ao Brasil ocorreu sob forte esquema de segurança. O presidente do PL pediu ao Governo do Distrito Federal (GDF), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e à Polícia Federal (PF) reforço no policiamento na região do Aeroporto Internacional de Brasília.

Bolsonaro chega ao país com data marcada para prestar depoimento à PF sobre o caso das joias doadas pela Arábia Saudita. O ex-presidente deve ser ouvido na próxima quarta-feira (5/4).

Advertisement
Fonte: Metropoles

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

Estação da Asa Sul tem obras para novo pavimento de concreto

Published

on


As obras de troca do pavimento do pátio de manobra dos ônibus na Estação da Asa Sul seguem em ritmo acelerado e já alcançaram importantes etapas de execução. A intervenção tem como objetivo resolver, de forma definitiva, os problemas de afundamento do solo na área, garantindo mais segurança e durabilidade ao pavimento.

Advertisement

Equipes trabalham no novo pavimento de concreto para substituir a antiga estrutura de piso intertravado, que já não suportava adequadamente o tráfego intenso de ônibus | Foto: Divulgação/SODF

Até o momento, já foram realizados os serviços de regularização e compactação de 3.700 metros quadrados de subleito, além da aplicação de 3.700 metros quadrados de concreto compactado a rolo (CCR), tecnologia que reforça a base do novo pavimento.

Nesta terça-feira (25), as equipes da Secretaria de Obras executaram 500 metros quadrados de pavimento rígido, com placas de 23 centímetros de espessura. O serviço exigiu o lançamento de 104 metros cúbicos de concreto. A próxima etapa de concretagem está prevista para a quinta-feira (27), quando serão lançados mais 150 metros cúbicos de concreto, dando continuidade ao processo de pavimentação.

Advertisement

O novo pavimento de concreto trará benefícios a longo prazo para a estação, substituindo a antiga estrutura de piso intertravado, que já não suportava adequadamente o tráfego intenso de ônibus. O concreto utilizado nesta obra conta com fibras sintéticas, tecnologia que confere ainda mais resistência ao pavimento. Esse mesmo tipo de concreto também está sendo aplicado na pavimentação do trecho 6 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig).

“Essa obra resolve definitivamente os problemas de afundamento do solo no local, pois toda a camada de subleito antiga foi completamente recuperada. Além disso, o pavimento rígido com adição de fibras sintéticas tem capacidade de resistência e durabilidade muito superiores à pavimentação anterior em piso intertravado”, destaca o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.

Com a modernização do pátio de manobra, a expectativa é que os ônibus possam operar com mais eficiência e segurança, reduzindo custos de manutenção e proporcionando um deslocamento mais confortável para motoristas e passageiros.

Advertisement

*Com informações da SODF

 

Advertisement



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Leia Também:  Vila Estrutural foi lançada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA