ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

GDF / BRASÍLIA

Governo do DF e Finatec promovem Enem Inclusivo e Especial 2023

Publicado em

Serão preparados 62 estudantes com deficiência e/ou transtornos (TEA, TDAH, Dislexia etc) inscritos no Enem

Aulas serão ministradas nos sábados que antecedem a prova do Enem

A Secretaria de Estado de Educação do DF, por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), vai reforçar a preparação de estudantes da rede pública de ensino com algum tipo de deficiência ou transtorno que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até a véspera do certame, eles vão participar de aulas preparatórias que acontecerão todos os sábados. A aula inaugural do projeto acontece neste sábado (26), a partir de 8h.

As aulas serão ministradas nas instalações da sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), parceira do projeto Enem Inclusivo e Especial 2023. Além da Finatec, o projeto tem a parceria da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e da ONG Programando o Futuro.

Advertisement

Ao todo, 62 estudantes com deficiência e/ou transtornos (TEA, TDAH, Dislexia, entre outros) inscritos no Enem e que demostraram interesse no reforço participarão das aulas preparatórias, que acontecem de 8h às 12h nos 11 sábados que antecedem a realização das provas.

Os docentes que ministrarão as aulas atuarão no projeto de forma voluntária, assim como os monitores e profissionais de apoio. A equipe formativa/pedagógica é composta por profissionais da rede pública do DF, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e da Finatec. Além disso, serão oferecidos todos os dispositivos para garantir a plena acessibilidade aos estudantes como audiodescrição e intérprete de libras.

Leia Também:  GDF promove sábado de orientações e bem-estar animal no ParCão do Sudoeste

Importância

A primeira edição do Enem Inclusivo e Especial ocorreu em 2019 e evidenciou que as ações do projeto, de fato, proporcionam uma vivência diferenciada em relação aos processos de ensino-aprendizagem e estímulo aos participantes.

Advertisement

Para a subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da SEEDF, Vera Barros, o Enem representa uma grande possibilidade de ingresso desses estudantes no Ensino Superior já que a maioria das instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, opta pelo exame para substituir os respectivos vestibulares.

“O projeto Enem Inclusivo e Especial, além de fornecer os subsídios de conteúdo exigidos nas provas, também irá preparar os estudantes para o modo de realizar o exame. Saber o estilo de prova e o procedimento na execução da avaliação são tão importantes quanto estar ciente de todo o conteúdo a ser cobrado”, ressalta.

Sandra Fernandes, coordenadora da área de prospecção de projetos, da Finatec, concorda que a preparação do aluno no projeto Enem Inclusivo e Especial, vai além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Advertisement

“O processo formativo, embora pontual, por meio das aulas de reforço, é planejado de forma integrada e inclusiva. Se por um lado você trabalha as disciplinas, o conteúdo, revisão de provas dos anos anteriores, no paralelo, incorporamos atividades motivacionais em conjunto com os familiares”, detalha Sandra.

Leia Também:  Campanhas conscientizam sobre diagnóstico precoce de câncer do colo do útero e endometriose

Hub de Educação

A Finatec é a idealizadora e coordenadora do Hub de Educação – Presente e Futuro — Educação Inclusiva e Colaborativa no DF, que tem como objetivo concentrar pesquisadores, professores, profissionais de mercado, tecnologias, investidores, gestores públicos e privados, no intuito de desenvolver projetos e ações, que permitam aprimorar habilidades e competências que contribuam para a solução dos desafios enfrentados na educação do Distrito Federal.

Atualmente o HUB de Educação está constituído por meio da parceria com a Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da SEEDF, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e ONG Programando o Futuro. O projeto Enem Inclusivo e Especial, está inserido no roll de ações do HUB, como maneira de alavancar e oportunizar o acesso à educação inovadora, inclusiva e acolhedora, por meio de metodologias de aprendizagem colaborativa.

Advertisement

Fonte: Diário do Poder

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

Comunidade Queima Lençol, na Fercal, recebe trabalhos de manutenção nas ruas e espaços públicos

Published

on


“Notamos uma presença expressiva do governo na região. Mesmo com o aumento da comunidade ao longo dos anos, a Fercal continua sendo cuidada, recebendo, constantemente, ações de conservação dos espaços públicos”, observa a moradora da comunidade Queima Lençol, Dayane Silva Oliveira, 37, após ação executada pelas equipes do GDF Presente, entre 10 e 14 de março.

Advertisement

Durante os três dias foram feitos serviços de poda de mais de 50 árvores, retirada de oito toneladas de materiais inservíveis, além de roçagem, instalação de três baias para contêineres de lixo e recuperação de três quilômetros de vias não pavimentadas. Ainda foram utilizadas 15 toneladas de massa asfáltica na operação tapa-buracos, como também a pavimentação do estacionamento da Capela Nossa Senhora Rainha da Paz no Queima Lençol.

Durante três dias foram feitos serviços de poda de mais de 50 árvores, retirada de oito toneladas de materiais inservíveis, além de roçagem, instalação de três baias para contêineres de lixo e recuperação de 3 km de vias não pavimentadas | Foto: Divulgação/GDF Presente

“Essas atividades refletem o cuidado com a comunidade”, opina Dayane, que mora na região desde que nasceu. Com as ações, a vigilante se sente ainda mais segura para transitar na cidade, seja por carro próprio ou transporte público. “Há muito anos o trajeto viário era muito ruim, principalmente em época de chuva. Hoje já melhorou muito e esses reparos nas vias são extremamente importantes para manter a qualidade das estradas”, destaca.

Advertisement

A moradora também se sente satisfeita em relação à limpeza da cidade. “Às vezes, o contêiner é muito pequeno e acaba acumulando lixo que podem atrair insetos e proliferar doenças como a dengue. Então dispor de mais baias para os contêineres de lixo, como também garantir a retirada de lixo inutilizáveis, com certeza traz mais tranquilidade e qualidade de vida para os moradores”, ressalta Dayane.

As ações foram conduzidas pela Administração Regional da Fercal, com suporte do programa GDF Presente Polo Área Norte. Ao todo, 50 trabalhadores atuaram, entre servidores e reeducandos. A comunidade Queima Lençol na Fercal foi beneficiada por meio do projeto Administração nas Comunidades para combater e prevenir contra os focos de mosquito da dengue.

GDF Presente

Advertisement

O GDF Presente é coordenado pela Secretaria de Governo (Segov) e reúne as administrações regionais, as pastas de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), de Administração Penitenciária (Seape-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fundação de Amparo ao Trabalhador (Funap-DF) e Companhia Energética de Brasília (CEB). Cerca de 200 pessoas participam do programa, incluindo reeducandos da Funap e da Seape.



Créditos do conteúdo

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Programa de qualificação profissional, RenovaDF transforma vidas
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA