GDF / BRASÍLIA

Expoabra recebe exposição nacional do Jumento Pêga

Publicado em

Evento abre oportunidade para o público conhecer mais sobre animal genuinamente brasileiro
A variedade de jumentos mais importantes do Brasil, o Pêga, é a estrela da 33 a Expoabra neste domingo (24/8), com o início da 38ª Exposição Nacional do Jumento Pêga (Enapêga).
O evento ocorre no Parque de Exposições Granja do Torto (PGT), a partir das 9h. “Domingo começamos com a progênie de pai e mãe, que é a comparação dos filhos do reprodutor ou matriz. Trata-se de uma categoria importante para mostrar a qualidade do macho como reprodutor e a fêmea como matriz”, explica o criador e vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga (ABCJPega), Cristiano Carvalho Marzola.
As competições abrangem diversas categorias, como a Melhor ao Pé, na qual os animais são avaliados desde o nascimento. Há também as categorias para animais jovens, de 6 a 36 meses; e para adultos, com mais de 36 meses. As categorias são subdivididas, e os campeões de cada uma competem entre si para definir os grandes campeões. Serão avaliados os jovens e os adultos, machos e fêmeas, determinando os grandes campeões em cada categoria.
O Jumento Pêga é uma raça de muares e asininos brasileira, desenvolvida e aperfeiçoada no começo do século XIX, inicialmente em Lagoa Dourada-MG, e difundida atualmente por todo território nacional. Os animais da raça Pêga são marchadores e têm grande valor na produção de híbridos, os muares, com o cruzamento com éguas de diversas raças. Os asininos e os muares são animais que possuem resistência, agilidade, rusticidade, vivacidade, disposição e facilidade de manejo e doma.
A exposição nacional da raça reúne os melhores animais e criadores do país. “É uma oportunidade de apresentar a qualidade da raça, demonstrando seu desenvolvimento, e de compartilhar conhecimento com novos criadores. Além disso, promove a confraternização entre criadores, fomentando a troca de experiências e informações, tanto para os criadores experientes quanto para os iniciantes”, relatou Marzola.
Para evitar o estresse entre os animais, a chegada deles ao Parque de Exposições Granja do Torto teve início quatro dias antes do evento. “Essa antecipação visa exclusivamente o conforto e a aclimatação dos animais. Muitos criadores vêm de longe, e a viagem é
exaustiva”, disse Marzola. “Para minimizar o estresse e facilitar a adaptação a um novo espaço, como as baias, que os animais naturalmente podem estranhar, programamos a entrada a partir de quinta-feira”, completou.
Para Cristiano Marzola, é uma grande satisfação participar dos eventos da Expoabra relacionados ao Pêga. “Para todo criador, é motivo de orgulho participar e apresentar o resultado do seu trabalho. Independentemente da premiação, é gratificante mostrar o fruto de esforços e comparar o trabalho realizado com o dos outros criadores”, disse. “Isso permite avaliar o manejo das linhagens, conhecer novas linhagens e aprimorar as práticas de criação”, completou.
Outro momento que chama a atenção são as provas sociais, nas quais o Pêga atua junto a cavaleiros e amazonas, incluindo crianças, e são escolhidos os melhores animais e montadores. A partir daí chega-se a um ranking nacional.

Leia Também:  IgesDF divulga 2 novos editais de processo seletivo

Durante a Expoabra, as atividades com o Jumento Pêga prosseguem. No dia 29, a partir das 19h, haverá leilão de animais da raça. “Estaremos apresentando tanto asininos quanto muares que foram escolhidos e credenciados para o leilão. E vai ser interessante porque, além de ter apresentação dos animais, tem também a oportunidade de compra. Venha conferir de perto”, finalizou Marzola.

SERVIÇO
38ª Exposição Nacional do Jumento Pêga (Enapêga)
● Data: 24 a 31 de agosto, das 8h às 18h
● Local: Parque de Exposições Granja do Torto – Brasília-DF

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO