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GDF / BRASÍLIA

Escola Técnica do Paranoá atenderá 2 mil alunos

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Foto: Agência Brasília

A construção está sendo realizada na Quadra 1, Conjunto A, na Área Especial 1 do Paranoá, ao lado do Estádio JK Paranoá

A nova Escola Técnica do Paranoá está na etapa final de acabamento e terá capacidade de atender aproximadamente 2,4 mil alunos. No local, os estudantes terão possibilidade de aprender desenho de construção civil e edificações, serviços públicos e privados.

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De acordo com o subsecretário de Infraestrutura Escolar da Secretaria de Educação, Leonardo Balduino, a Escola Técnica do Paranoá é uma realização dos anseios da comunidade na busca de especialização profissional.

“Com o novo espaço, os estudantes conseguirão ter acesso à educação, direito preconizado na Constituição, preparando-se para exercerem a cidadania e terem qualificação para o trabalho. A nova Escola Técnica está próxima à residência de muitos alunos, que não vão mais precisar gastar muito tempo com deslocamento”, afirma.

Balduino acrescenta que a instituição vai beneficiar os estudantes, que poderão ingressar em um curso técnico com o objetivo de explorar mais habilidades e aprimorar mais conhecimentos.

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A construção está sendo realizada na Quadra 1, Conjunto A, na Área Especial 1 do Paranoá, ao lado do Estádio JK Paranoá. A obra está na etapa de acabamentos, concluindo a urbanização e a área externa. Ainda estão faltando as ligações definitivas de energia, água, esgoto e água pluvial. As equipes vão iniciar a pintura das fachadas na próxima semana.

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Expectativa

O estudante Moisés Silva Freire, 14 anos, mora ao lado de onde ocorrem as obras de construção da Escola Técnica do Paranoá. De acordo com ele, a estrutura traz novas expectativas para uma possível profissionalização no futuro. “Quando eu chegar à minha maioridade, pretendo, sim, utilizar a escola técnica. E também será bom para tirar as pessoas que ficam na rua fazendo coisa errada. Essa é mais uma oportunidade para que tenham uma oportunidade melhor”, defendeu.

Já o vigilante Fernando Aires, 31, reforçou a necessidade de facilitar o acesso a educação para reduzir a criminalidade na região. “É uma boa saber que tem uma escola técnica aqui perto porque abre oportunidades, principalmente para os jovens que ficam nas ruas”, pontuou.

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As informações são da Agência Brasília

Fonte: Jornal de Brasilia

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GDF / BRASÍLIA

Estação da Asa Sul tem obras para novo pavimento de concreto

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As obras de troca do pavimento do pátio de manobra dos ônibus na Estação da Asa Sul seguem em ritmo acelerado e já alcançaram importantes etapas de execução. A intervenção tem como objetivo resolver, de forma definitiva, os problemas de afundamento do solo na área, garantindo mais segurança e durabilidade ao pavimento.

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Equipes trabalham no novo pavimento de concreto para substituir a antiga estrutura de piso intertravado, que já não suportava adequadamente o tráfego intenso de ônibus | Foto: Divulgação/SODF

Até o momento, já foram realizados os serviços de regularização e compactação de 3.700 metros quadrados de subleito, além da aplicação de 3.700 metros quadrados de concreto compactado a rolo (CCR), tecnologia que reforça a base do novo pavimento.

Nesta terça-feira (25), as equipes da Secretaria de Obras executaram 500 metros quadrados de pavimento rígido, com placas de 23 centímetros de espessura. O serviço exigiu o lançamento de 104 metros cúbicos de concreto. A próxima etapa de concretagem está prevista para a quinta-feira (27), quando serão lançados mais 150 metros cúbicos de concreto, dando continuidade ao processo de pavimentação.

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O novo pavimento de concreto trará benefícios a longo prazo para a estação, substituindo a antiga estrutura de piso intertravado, que já não suportava adequadamente o tráfego intenso de ônibus. O concreto utilizado nesta obra conta com fibras sintéticas, tecnologia que confere ainda mais resistência ao pavimento. Esse mesmo tipo de concreto também está sendo aplicado na pavimentação do trecho 6 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig).

“Essa obra resolve definitivamente os problemas de afundamento do solo no local, pois toda a camada de subleito antiga foi completamente recuperada. Além disso, o pavimento rígido com adição de fibras sintéticas tem capacidade de resistência e durabilidade muito superiores à pavimentação anterior em piso intertravado”, destaca o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.

Com a modernização do pátio de manobra, a expectativa é que os ônibus possam operar com mais eficiência e segurança, reduzindo custos de manutenção e proporcionando um deslocamento mais confortável para motoristas e passageiros.

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*Com informações da SODF

 

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