ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

GDF / BRASÍLIA

Dia Nacional do Doador de Sangue – doadores são homenageados no GSH Banco de Sangue de Brasília

Publicado em

Desde o início de novembro, o GSH Banco de Sangue de Brasília está contemplando os doadores que fizerem sua doação, com a entrega de um mimo, em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro em todo o país.

A ação, além de exaltar esses heróis anônimos que se dispõem a salvar vidas, é um alerta para que mais pessoas se tornem doadoras. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas cerca de 1,8% da população brasileira é doadora, já a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que esse índice chegue a, no mínimo, 3%.

Advertisement

Especialmente, até 30 de novembro, as pessoas que comparecerem à unidade, e efetuarem sua doação, serão presenteadas com um mimo alusivo à campanha Vem Doar (enquanto durarem os estoques), que, neste ano traz o mote “Vidas que pulsam em sintonia”. Ao longo desse período, a instituição veiculará mensagens em suas redes sociais, ressaltando a nobreza do ato de salvar vidas e que, ao doar sangue, a pessoa doadora se conecta com outras que precisam desse gesto.

No dia 25 de novembro, os doadores serão recebidos no GSH Banco de Sangue de Brasília, na SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I, com um café da manhã especial, em homenagem ao seu dia.

“Agradecemos a cada uma das pessoas que se dispõem a doar uma pequena quantidade do seu sangue, para salvar até 4 vidas. Essa campanha coincide com a temporada de maior necessidade de doações, pois tivemos vários feriados prolongados que impactaram na queda dos estoques sanguíneos. E, logo, já teremos as festas de fim de ano e o período de férias escolares, que também são eventos que refletem esse cenário”, afirma Isabela Dias, coordenadora técnica do GSH Banco de Sangue de Brasília.

Advertisement

A instituição informa que os estoques das bolsas de sangue estão 80% abaixo do ideal, o que proporciona uma cobertura de apenas 5 dias, quando o ideal são 18 para que se possa atender com conforto às demandas dos hospitais.

Leia Também:  Campanha “Novembro Vem Doar” traz histórias inspiradoras para incentivar doadores de sangue

A doação de sangue proporciona chance de vida e esperança aos pacientes internados que necessitam de transfusões, entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes. O GSH Banco de Sangue de Brasília atende a 6 hospitais da região.

A unidade funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h30, na SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star). Para doar, basta comparecer ao local, ou agendar previamente pelos telefones (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648, observando os requisitos abaixo.

Advertisement

Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
  • Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
  • Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
  • Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
Leia Também:  Aprovada ampliação do Centro de Infusão de Quimioterápicos do HBDF

Serviço:

GSH Banco de Sangue de Brasília

Endereço: SGAS 915 – Asa Sul – 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star)

Advertisement

Telefones: (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648

Atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 12h30

Estacionamento gratuito para doadores no local.

Advertisement

Informações para a imprensa:
àsClaras Comunicação
Susana de Souza
Tel.: (16) 98117-4920

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

Ampliada, Escola Classe 425 de Samambaia atenderá mais de 600 estudantes

Published

on


Iniciada em 2022, as obras da Escola Classe 425, de Samambaia, entra na fase de acabamentos. Antes de chegar a esse estágio, o projeto precisou ser modificado para a inclusão de um estacionamento e adequações estruturais.

Advertisement

A escola, que desde a década de 1991 funcionava em instalações provisórias, foi transformada em uma unidade moderna e acessível, com ampliação da estrutura para atender mais de 600 estudantes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

Erguida em Samambaia com investimentos de R$ 14 milhões, a Escola Classe 425 poderá atender mais de 600 estudantes | Foto: Divulgação/Novacap

A nova estrutura conta com 18 salas de aula, além de espaços dedicados a reforço escolar, artes, laboratórios, biblioteca, auditório, cozinha, depósito, área de hora, parquinho, refeitório e sanitários. Além disso, estão sendo executadas 30 vagas de estacionamento para melhor atender à comunidade escolar. A área total da construção tem 4.464,82 m², divididos entre 3.696,37 m² da escola e 768,45 m² da quadra coberta.

Advertisement

Presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite destacou a importância da obra para a comunidade local: “Finalmente, esta gestão conseguiu encaminhar essa entrega que vai ser de fundamental importância para os moradores dessa região.”

Durante o período de reconstrução, os alunos da EC 425 foram realocados para outras escolas da região. Com a conclusão das obras, os estudantes retornam à unidade, proporcionando um ambiente de ensino mais adequado e confortável.

Rosalvo Souza, de 36 anos, morador da quadra 423 de Samambaia, afirma que a entrega dessa escola vai trazer muitos benefícios para a região. “Principalmente para pessoas que, assim como eu, tem algum familiar na unidade”, disse ao lembrar-se de um sobrinho à espera do retorno da escola.

Advertisement

“A entrega da nova Escola Classe 425 é um marco para a comunidade de Samambaia e reforça o compromisso do governo Ibaneis Rocha com a educação pública de qualidade. A unidade foi planejada para oferecer um ambiente moderno, acessível e bem equipado, garantindo as melhores condições de aprendizagem para nossos estudantes. Melhorar a infraestrutura é investir no futuro das nossas crianças, e essa escola representa mais conforto, segurança e oportunidades para toda a comunidade escolar”, enfatizou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

*Com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)

Advertisement



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Leia Também:  Campanha “Novembro Vem Doar” traz histórias inspiradoras para incentivar doadores de sangue
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA