ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

GDF / BRASÍLIA

Detran faz operação em 6 cidades e aborda 418 condutores

Publicado em

Fiscalização flagra 136 embriagados no fim de semana

As operações ocorreram em seis cidades, com 418 condutores abordados

Advertisement

(Brasília, 31/7/23) – Entre a noite de sexta (28) e a madrugada desta segunda (31), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran-DF, realizou operações de fiscalização nas cidades de Águas Claras, Samambaia, Paranoá, Estrutural, Taguatinga e Sudoeste.

As ações tiveram como foco a fiscalização de motocicletas, em razão do grande movimento de motos no Distrito Federal para o último final de semana do Capital Moto Week, e a fiscalização de condutores alcoolizados, devido à grande quantidade de eventos em várias cidades do DF.

O diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran-DF, Clever de Farias Silva, destaca que “mesmo com o controle de tráfego realizado em vários eventos na cidade, foi possível alocar o efetivo de agentes de trânsito nas blitzes para abordar e fiscalizar motociclistas e condutores alcoolizados que acabam trazendo riscos aos usuários do trânsito aqui no DF”.

Advertisement

Durante as abordagens, os agentes de trânsito realizaram 418 abordagens que resultaram em 136 autuações de alcoolemia – sendo quatro condutores levados à delegacia por apresentarem teor alcoólico considerado crime. Nas operações ainda foram notificados 39 condutores inabilitados, 35 motocicletas com escapamento irregular, nove condutores por realizarem manobras perigosas e um total de 48 veículos foram removidos aos depósitos da Autarquia.

Leia Também:  Detran autua 554 condutores por infrações de trânsito no fim de semana

Escapamento irregular

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com a motocicletas, estando com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, ou se o escapamento estiver em desacordo com o estabelecido pelo Contran, caracteriza uma infração de natureza grave, cujo valor é de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção da motocicleta para regularização.

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

Cooperação entre áreas de tecnologia e controle fortalece transparência e atendimento ao cidadão no GDF

Published

on


Durante o evento Ouvidoria Day, ocorrido em 12 de março, em celebração ao Dia da Ouvidoria, foi anunciada uma nova parceria entre a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF). A portaria conjunta nº 2, de 27 de fevereiro de 2025, tem como objetivo impulsionar soluções tecnológicas inovadoras para otimizar a transparência pública e aprimorar o atendimento ao cidadão.

Advertisement

A iniciativa estabelece uma parceria estratégica entre os órgãos para o desenvolvimento e a implementação de projetos conjuntos voltados à inovação e ao controle social. Um dos projetos que será fortalecido pela portaria é o “Participe Aqui!”, que disponibilizará totens itinerantes para que o cidadão possa registrar suas manifestações de forma imediata.

O Participe Aqui! será fortalecido com a disponibilização de totens itinerantes para que o cidadão possa registrar suas manifestações | Foto: Divulgação/CGDF

“Sempre buscamos melhorar o atendimento ao cidadão, mas agora queremos alcançá-lo de forma mais tecnológica, facilitando sua participação no governo. Muitas vezes, o cidadão desiste ou esquece de registrar suas solicitações, reclamações e até mesmo elogios. Se ele tem um totem diante de si, naquele momento, as chances de participação são maiores. O governo também se beneficia, monitorando o retorno dado pela população”, explicou Daniel Lima, controlador-geral do DF.

Advertisement

Dentre as principais diretrizes da cooperação estão a modernização da rede de ouvidorias do Distrito Federal, o desenvolvimento de ferramentas que fortaleçam a transparência e o aprimoramento do sistema Participa DF, canal de atendimento e interlocução entre o governo e a população. A ideia é facilitar o acesso dos cidadãos ao sistema, ampliando sua utilização no processo de elaboração de políticas públicas e garantindo que as demandas cheguem de forma mais eficaz às diversas ouvidorias do GDF.

Para garantir a execução dessas iniciativas, será instituído um grupo de trabalho formado por servidores dos dois órgãos, que atuarão na definição de metodologias, no acompanhamento de resultados e na ampliação dos canais de acesso do cidadão às ferramentas de ouvidoria.

O titular da Secti-DF, Leonardo Reisman, ressaltou a importância da tecnologia para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão: “A inovação é essencial para a eficiência da gestão pública. Ao integrar tecnologia e controle, conseguimos criar soluções que tornam os serviços mais acessíveis e eficazes, garantindo mais transparência e proximidade com a população”.

Advertisement

Já o controlador-geral do Distrito Federal destacou que a parceria reforça o compromisso do GDF com a transparência e a participação cidadã. “Essa iniciativa fortalece os mecanismos de controle social e permite que a sociedade tenha mais ferramentas para acompanhar e contribuir com a gestão pública. Nosso objetivo é aprimorar o atendimento e garantir que o cidadão tenha um canal efetivo para exercer seus direitos”, enfatizou Daniel Lima.

A portaria conjunta nº 2 já está em vigor e abre caminho para futuras ações de integração entre tecnologia e controle social no Distrito Federal.

*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)

Advertisement

 



Créditos do conteúdo

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador Ibaneis Rocha participa do XI Fórum Jurídico de Lisboa, defendendo a democracia e as liberdades fundamentais
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA