ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

GDF / BRASÍLIA

Cidade ‘pet friendly’, Brasília tem cães e gatos bem-cuidados para adoção

Publicado em

Um dos caminhos para quem quer adotar um bicho é buscar a Gerência de Zoonoses, que abriga animais recolhidos em ruas e parques

Catarina Lima, da Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Advertisement
Em janeiro deste ano, Brasília, por meio da Lei nº 7.255, passou a ser uma cidade pet friendly (em tradução livre, amiga dos animais de estimação – a expressão sinaliza lugares em que pets, mais do que aceitos, são bem-vindos).

Nesta terça-feira (14), quando se comemora o Dia Nacional dos Animais de Estimação, tutores e tutelados devem comemorar. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2021, elaborada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), 49,6% dos lares do DF possuem ao menos um animal. E muitos dos que hoje fazem a alegria dos seus tutores chegaram por meio da adoção.

Lara Kinue e a cachorrinha Feijoada, que ela adotou: “A adoção de um pet é solução para quase todos os problemas da vida” | Foto: Acervo pessoal

São várias as histórias de superação, afinidade e amor. Os interessados em adotar um bichinho têm algumas alternativas, como procurar a Gerência de Vigilância Ambiental em Zoonoses, da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival), local para onde vão os animais recolhidos. No momento, há seis gatos e dez cachorros abrigados lá.

“Os animais chegam aqui por meio do Ibama, que os recolhe em seus parques, ou por determinação judicial”, afirma o gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses, Isaías Silva. A Diretoria de Zoonoses é um endereço certeiro para quem estiver interessado em adotar um dos pets disponíveis.

Advertisement

Condições

“Tentamos combinar o adotante com o animal para evitar que haja devolução, e também acompanhamos essa adoção por um tempo”Eliana Farias, veterinária, integrante do grupo Amigos da Zoonoses

Para adotar, é necessário apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência, ser maior de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a cuidar bem do animal.

O coletivo Amigos da Zoonoses, composto por 15 mulheres – das quais três são veterinárias -, ajuda nos cuidados dos animais abrigados na Geval. O grupo desenvolve um trabalho para reduzir a sensibilização dos bichos, que às vezes são ariscos e não têm o costume de passear usando guias.

Advertisement

 Os Amigos da Zoonoses fazem, ainda, a triagem dos candidatos a tutores. “Tentamos combinar o adotante com o animal para evitar que haja devolução, e também acompanhamos essa adoção por um tempo”, explica a veterinária Eliana Farias, uma das integrantes do grupo. O Hospital Veterinário de Brasília (Hvep) também presta atendimento aos cães e gatos mantidos na Zoonoses.

Adoção com responsabilidade

A jornalista Lara Kinue, 25, realizou um sonho ao adotar, com apoio do namorado, a cachorrinha Feijoada. “Sempre quis ter um cachorro, mas entendia que para isso era preciso dinheiro e dedicação”, conta ela, que encontra tempo para cuidar da cadelinha apesar da vida atribulada de gerente de uma grande loja de departamentos.

Advertisement

“A adoção de um pet é solução para quase todos os problemas da vida. A Feijoada traz alegria”, comemora Lara, lembrando que adotar presume assumir todos os cuidados – como no dia em que a cadela apresentou problemas digestivos. “Ela comeu chocolate, e eu e meu namorado tivemos que correr para o veterinário”, conta. O chocolate, lembra ela, é tóxico para cachorros e gatos por causa de duas substâncias presentes em sua composição: a teobromina e a cafeína.

Chicó (E) foi adotado e passou a fazer companhia a Gaia: entrosamento perfeito | Foto: Acervo pessoal

De repente, um novo morador

Outra história feliz que teve início com a adoção foi a do bombeiro civil João Henrique Castro, 32, e do cachorro Chicó. Ao levar sua cadela Gaia ao Hospital Veterinário para doar sangue, João Henrique foi informado da existência de três cachorrinhos abandonados da raça Boiadeiro Australiano para adoção. Resolveu levar um para casa, e aí começou sua história com Chicó.

“Meu sentimento para com ele é de gratidão”, relata. “Ele trouxe alegria. A integração com a Gaia foi rápida. O Chicó é muito carinhoso”. Devido à fome dos primeiros meses de vida, o cachorrinho chegou magro à casa de João, mas agora, com um ano de vida, ele está completamente recuperado. Hoje, Chicó e Gaia são os melhores amigos.

Advertisement

Para adotar um animal

→ Diretoria de Zoonoses: Setor de Áreas Isoladas Norte, Lote 4, Estrada do Contorno do Bosque, Setor Noroeste.
→ Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Caminhão educativo da Neoenergia marca presença no Zoológico de Brasília
Advertisement

GDF / BRASÍLIA

Segurança e planejamento reforçados para a partida entre Brasil e Colômbia nesta quinta (20)

Published

on


A partida entre Brasil e Colômbia nesta quinta-feira (20), válida pelas Eliminatórias da Copa 2026, terá um dos maiores esquemas de segurança já montados para um evento esportivo em Brasília. As medidas foram apresentadas na manhã desta quinta-feira (20) ao governador Ibaneis Rocha, que por sua vez elogiou o planejamento.

Advertisement

“Esse evento é muito importante, pois temos o projeto de transformar Brasília na cidade da Seleção Brasileira. Temos que mostrar que temos qualidade. Além da qualidade de vida, a qualidade de trânsito, de hotéis, de segurança, de lazer, e aí todo o nosso empenho de fazer o melhor trabalho possível”, afirmou.

Ibaneis Rocha: “Temos o projeto de transformar Brasília na cidade da Seleção Brasileira” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Ibaneis Rocha também torce para que a capital receba outros jogos importantes em breve. “Temos a missão de trazer a final da Copa Libertadores para cá e acredito que, com o sucesso desse evento, teremos grandes chances”, finalizou.

Advertisement

A reunião para apresentar os detalhes da segurança contou com a participação da vice-governadora Celina Leão, do secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, do secretário de Comunicação, Weligton Moraes, do diretor de relações institucionais da Arena BRB Mané Garrincha, Paulo Hoff, e gestores das forças de segurança pública e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Mostraremos, mais uma vez, que temos todas as condições de realizar grandes eventos, garantindo que a nossa população possa aproveitar esse belo momento e expressar todo o seu amor pelo futebol”

Celina Leão, vice-governadora

Advertisement

“Nós estamos preparados para garantir a segurança dessa grande festa que será o jogo da nossa Seleção Brasileira. Mostraremos, mais uma vez, que temos todas as condições de realizar grandes eventos, garantindo que a nossa população possa aproveitar esse belo momento e expressar todo o seu amor pelo futebol. Sem contar o incremento na economia e no turismo, fazendo do DF cada dia mais a capital do esporte”, disse a vice-governadora Celina Leão.

Ao longo da semana, a Polícia Militar tem feito varreduras nos arredores dos locais por onde as seleções brasileira e colombiana têm passado pelo DF, a exemplo dos centros de treinamento, estádios e hotéis. Essa etapa é parte do trabalho da segurança, assim como o videomonitoramento, a revista de torcedores e o controle do trânsito, por exemplo. Missão destacada pelo secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

“O governador determinou que nós fizéssemos um evento com todo o cuidado, toda a cautela, nessa parceria que nós temos aqui com a CBF, para que façamos uma grande festa, não só aqui no estádio, mas também em Ceilândia. Dessa forma, um grande efetivo de policiais militares, bombeiros e servidores do Detran está sendo empregado para que a nossa população possa festejar junto com a seleção brasileira”, pontuou Sandro Avelar.

Advertisement

Gestor de Segurança pela Confederação Brasileira de Futebol, o coronel da Polícia Militar da Bahia, Nilton Mascarenhas, elogiou o trabalho desenvolvido pelo GDF. “É um prazer a CBF voltar a Brasília. Agradecemos ao governo, à área de segurança pública, isso faz com que o cidadão, o nosso maior cliente, seja acolhido”, disse.

Sandro Avelar (esq.) ressalta que as varreduras feitas nos arredores dos locais por onde as seleções brasileira e colombiana têm passado pelo DF

A comandante da Polícia Militar, Ana Paula Habka, reiterou que partidas de futebol demandam uma atenção especial. “Dentro de um jogo de futebol, a gente tem um incremento. A segurança está mais robusta e a Polícia Militar vai estar em todos os arredores”, disse. “O brasiliense já conhece a segurança pública aqui no DF, já contribui muito com a Polícia Militar na hora das abordagens, então a gente vai ter segurança tanto nas estações do metrô, estação rodoviária, nos arredores, nos hotéis. A gente solicita que os turistas também ajudem, estejam do lado da Polícia Militar, para que a gente faça uma festa também tranquila”, pediu.

Advertisement

Regras de acesso e itens proibidos

Para segurança do público, a entrada no estádio será controlada com revistas e fiscalização da PMDF. Não será permitida a entrada e permanência com itens como fogos de artifício, artefatos explosivos, sinalizadores, capacetes, garrafas e copos de vidro, guarda-chuvas, carrinhos de bebê, frascos de perfume, cigarros eletrônicos, materiais perfurocortantes e drones não autorizados. Além disso, cartazes, bandeiras e símbolos com mensagens ofensivas também estão proibidos.

Pontos de aplicativos

Advertisement

A Torre de TV será o local para embarque e desembarque de passageiros que irão até o estádio usando aplicativos de transporte e táxis.

Videomonitoramento

Além do suporte das câmeras do Programa de Videomonitoramento Urbano (PVU), com imagens que são enviadas ao Ciob, o monitoramento contará com câmeras da Arena BRB. Cerca de 600 equipamentos do Centro de Comando e Controle (CCC) darão apoio aos representantes das forças que estarão no local.

Advertisement

Na área externa do estádio, haverá um espaço destinado para os centros de comando e controle das corporações. As ocorrências e flagrantes serão encaminhados para a 5ª Delegacia de Polícia Civil, próxima ao estádio.

A área central de Brasília terá reforço policial, com atenção especial a regiões como o Setor Hoteleiro Norte (SHN), o Setor de Divulgação Cultural (SDC) e a Zona Cívico-Administrativa.

Trânsito

Advertisement

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizará diversas intervenções no trânsito nas proximidades da Arena BRB Mané Garrincha.

Os condutores que transitam na área devem redobrar a atenção, pois haverá sinalização especial para facilitar o acesso e o fluxo de veículos. Serão estabelecidos diversos pontos de travessia de pedestres, além de ações para coibir o estacionamento irregular, garantindo a fluidez nas vias ao redor do estádio.

Na Via N1, altura do Planetário, será implantado um ponto de travessia de pedestres. A via que contorna a Arena BRB Mané Garrincha receberá atenção especial, com equipes dedicadas à sinalização e à fiscalização do estacionamento em locais proibidos, especialmente nas proximidades do Colégio Militar de Brasília e do estacionamento rotativo. O estacionamento do Planetário será destinado exclusivamente a táxis e transporte por aplicativo.

Advertisement

Dispersão do trânsito

Durante a dispersão, que ocorrerá entre 23h30 e 1h30, na Via N1, nas proximidades do estacionamento leste do estádio, três faixas de rolamento serão liberadas para facilitar o acesso à Via N2 e a saída dos veículos. Para garantir a fluidez do trânsito, a rotatória da 5ª Delegacia de Polícia e a rotatória de acesso ao Autódromo estarão fechadas. Além disso, o fluxo na Via Contorno do estádio será direcionado em sentido único na Curva do Chinelo e no Cine Drive-in.

Semáforos em pontos estratégicos, como na interseção da SRPN com a Via N1 e na saída do estacionamento do Buriti, funcionarão em modo intermitente para facilitar o trânsito durante o evento.

Advertisement

Guinchos estarão posicionados ao longo da Via Contorno do estádio, prontos para serem acionados, e uma equipe será designada para a área do Setor Recreativo Parque Norte (SRPN), nas proximidades da Procuradoria-Geral do DF (PGDF), com o mesmo objetivo.

Bombeiros

172

Advertisement

Número de militares do Corpo de Bombeiros destacados para o jogo

O Corpo de Bombeiros atuará no jogo entre Brasil e Colômbia com um total de 17 viaturas e 172 militares, garantindo a segurança do público e a resposta rápida a qualquer emergência. Equipes atuarão também no interior do estádio, com sistemática de quartetos, típica para grandes eventos, compostos por militares especialistas em socorros de urgência, assegurando um atendimento eficiente em casos de necessidade.

Será estabelecido Posto de Comando na área externa ao estádio, garantindo a integração dos recursos empregados nas áreas interna e externa do mesmo. Qualquer emergência, o 193 deverá ser acionado. Do efetivo alocado, 20 militares estarão dedicados à arrecadação de alimentos não perecíveis, reforçando o compromisso social da corporação.

Advertisement



Créditos do conteúdo

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Desligamento de energia afetará Samambaia nesta sexta-feira (14)
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA