ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

DIVERSAS

Mais de 18 mil multas por uso de celular ao volante já foram aplicadas no DF em 2023

Publicado em

Foto: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília

Além do monitoramento feito pelos agentes de trânsito, o DER-DF também vem aplicando multas através do videomonitoramento

O celular virou quase que uma espécie de peça de roupa, já que não saímos mais de casa sem ele. Até aí, tudo certo, já que ele facilita a vida das mais diversas maneiras. O problema começa quando os dedos não param de teclar nem mesmo em momentos onde a atenção deveria ser total em outra coisa, como na hora de dirigir.

Com o aumento do uso do celular ao volante, aumentaram também as infrações, conforme previsto em lei. O uso do aparelho na direção é uma infração de natureza gravíssima, gerando uma multa no valor de R$ 243,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Advertisement

Além do monitoramento feito pelos agentes de trânsito, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) também vem aplicando multas através do videomonitoramento. Até então, nesses três primeiros meses do ano, já foram aplicadas mais de 7 mil penalidades por este tipo de infração.

Leia Também:  Sociedades médicas debatem quando a suplementação endovenosa x soroterapia deve ser indicada

Quem também está de olho nos motoristas que utilizam o celular ao volante é a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Em 2021, 93.050 foram autuados por dirigir mexendo no celular, e no ano seguinte, esse número subiu para 96.441

Neste ano, segundo dados registrados pelo Detran, DER e PMDF, foram 10.538 motoristas flagrados usando o celular ao volante apenas em janeiro. A PMDF não informou os números de fevereiro e de março, até então, mas conforme noticiado pelo Jornal de Brasília na última segunda-feira (27), no período entre 20 e 26 de março foram 1.720 multados por este movito.

Advertisement

O uso do smartphone ao volante já é a terceira causa de mortes no trânsito no país. Essa prática, extremamente perigosa, está atrás apenas do uso de álcool e do excesso de velocidade, segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Fonte: Jornal de Brasilia

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

DIVERSAS

SINATRAN-DF emite Nota de Repúdio e Solidariedade

Published

on

O Sindicato dos Agentes de Trânsito do Distrito Federal (SINATRAN/DF) manifesta sua profunda indignação e repúdio ao brutal assassinato do agente de trânsito José Domingos da Silva, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, ocorrido no último dia 13 enquanto ele exercia sua função. Este ato de violência covarde não atinge apenas a vítima e seus familiares, mas toda a categoria, que diariamente enfrenta riscos para garantir a segurança viária e a ordem no trânsito.
É inadmissível que agentes de trânsito, profissionais essenciais para a mobilidade urbana e a prevenção de acidentes, sejam alvos de agressões e crimes durante o cumprimento de seu dever. A crescente violência contra esses trabalhadores exige respostas urgentes e eficazes das autoridades, com medidas concretas para garantir sua segurança e punir os responsáveis por tais atos.
Diante dessa perda irreparável, o SINATRAN/DF cobra providências rigorosas e reafirma seu compromisso com a defesa da categoria, exigindo condições de trabalho mais seguras para todos os agentes de trânsito do país. Não podemos permitir que o medo e a impunidade se tornem a regra.
Expressamos nossa total solidariedade à família, amigos e colegas de José Domingos da Silva, compartilhando a dor dessa tragédia e reforçando nosso compromisso na luta por justiça e pela valorização desses profissionais.
SINATRAN/DF
S I N D I C A T O D O S A G E N T E S D E
T R Â N S I T O D O D I S T R I T O F E D E R A L
NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE
Brasília, 15 de março de 2025.

Leia Também:  Inovação Tecnológica nas Cooperativas de Crédito

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA