ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

DIVERSAS

Depredar o patrimônio histórico: pode ou não pode?

Publicado em

Literatura pode ser usada de forma lúdica para abordar fatos históricos reais. Livro Incêndio no Museu, da escritora Isa Colli, é exemplo

O ano letivo começa em fevereiro na maioria das escolas públicas e privadas do país. Um tema importante que deve entrar nos debates e até no currículo escolar é o ataque ocorrido no dia 8 de janeiro de 2023, quando vândalos invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes da República, em Brasília.

Advertisement

E aí surge a pergunta: como abordar esse assunto nas escolas de forma a envolver os alunos e mostrar a responsabilidade que cada cidadão tem com a conservação do patrimônio público?

Segundo a doutoranda da UERJ, mestra em Educação Básica e professora da rede pública, Adriana Querido, “Os episódios de destruição ocorridos no dia 08 de janeiro de 2023 nos assustam e causam perplexidade, pois vão além da destruição do bem público, mas de nossa memória e cultura que não foram valorizadas, tampouco preservadas. Como professora, reconheço a minha função e meu papel social além dos muros da escola. Entretanto é nela que, como um microcosmo da sociedade e local onde relações são construídas, que a difusão e reconhecimento da cultura e das artes deve começar”, ressalta Adriana.

Leia Também:  Lula aguarda PT para troca em pastas chefiadas por petistas em reforma ministerial

A educadora afirma que a escola, com seus profissionais e ações como espaço de conhecimentos culturais e trocas entre os pares, também é de suma importância no processo de reconhecer a nossa cultura.

Advertisement

Para Isa Colli, escritora do livro Incêndio no Museu, publicado pelo selo Colli Books, “é preciso ensinar às  crianças que o patrimônio do Estado existe para servir às necessidades coletivas e, portanto, a sua preservação é um dever. Precisamos explicar as diferenças entre Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Arqueológico e Patrimônio Mundial e como cada um deve se comportar”, ressalta.

Em ‘Incêndio no Museu`, Isa Colli mostra às crianças a valorização do Museu Nacional, espaço tão importante, que um dia abrigou a família imperial e foi atingido por um trágico incêndio em 2018.

Na história infantil, os bichos do jardim zoológico são os heróis que ajudam os bombeiros a apagar o fogo do local. Ficção e realidade se misturam num enredo recheado de conhecimento e aventura em busca da preservação do centro de pesquisa mais antigo do país.

Advertisement

Uma das cenas marcantes do livro é o resgate do crânio de Luzia, o fóssil mais antigo das Américas. Na ficção, a bicharada também consegue salvar o meteorito Bendegó, que na vida real foi encontrado intacto depois do incêndio. Liderados pelo macaco Lincon, os animais dão exemplo de heroísmo ao encarar as chamas para recuperar outras peças arqueológicas e relíquias do acervo. Para Isa, nada trará de volta o que as chamas consumiram naquele dia, mas ela conta que esta obra é oportuna para falar sobre a prevenção do nosso patrimônio.

Leia Também:  A democracia depende da verdade

Fonte:

Alex Ferraz

Diretor Executivo – Ferraz Comunicação

Advertisement

alex@ferrazcomunicacao.com.br

 (21) 98749-4010

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

DIVERSAS

A nova beleza do Centro Oeste, o Wyndham Luziânia Corumbá IV Lake Resort (GO) e fica à beira do Lago Corumbá

Published

on

RZK, Eterc e P7-Paulino’s fecham parceria para sociedade em Resort

Empreendimento Wyndham Luziânia Corumbá IV Lake Resort (GO), à beira do Lago Corumbá, une expertise de gigantes do mercado em um projeto que redefine o conceito de sofisticação e lazer

Advertisement

O Centro-Oeste brasileiro está prestes a ganhar um novo ícone do turismo e do lifestyle de padrão elevado: o Wyndham Luziânia Corumbá IV Lake Resort (GO). Situado em um cenário deslumbrante às margens do Lago Corumbá, o projeto consolida a região como um destino privilegiado para quem busca experiências exclusivas e memoráveis.

Uma aliança de excelência

Fruto da parceria estratégica entre P7-Paulino’s Empreendimentos Imobiliários, Eterc Engenharia e Grupo RZK — reunidos no consórcio EP Empreendimentos —, o resort conta com a gestão de hospedagem da renomada Wyndham Resort e Hotéis. Essa sinergia entre líderes de mercado garante não apenas solidez, mas também a promessa de um empreendimento que une luxo, inovação e segurança para investidores e residentes.

Advertisement

As forças por trás do projeto

– RZK Empreendimentos: Com 25 anos de trajetória, a empresa é referência em construção civil e desenvolvimento imobiliário, destacando-se pelo profissionalismo e excelência. Atualmente, possui mais de 10,4 mil unidades em produção em diversas regiões do país.

Leia Também:  Progresso no Detran: SINATRAN apresenta demandas do órgão ao Diretor-geral.

– Eterc Engenharia: Fundada em 2000 e sediada em Brasília, a empresa é especializada em obras de infraestrutura de alta complexidade, com projetos emblemáticos como a Estação da Marinha do Brasil na Antártica. Sua certificação ISO 37001 (Anti-suborno) atesta seu compromisso com a integridade.

Advertisement

– P7-Paulino’s Empreendimentos: Reconhecida por projetos que harmonizam modernidade e sustentabilidade, a construtora é uma das mais prestigiadas do Distrito Federal e entorno, sempre com foco em qualidade de vida e arquitetura inovadora.

O Resort: luxo, conforto e natureza em harmonia

O Wyndham Luziânia Corumbá IV Lake Resort (GO) sintetiza o que há de mais promissor em empreendimentos. Localizado a apenas 45 minutos de Brasília, o complexo oferecerá apartamentos de padrão elevado, com design moderno e acabamentos refinados.

Advertisement

A estrutura de lazer completa terá quadras de beach tennis e vôlei, piscinas com raia e borda infinita, spa e bar molhado.

Tudo isso em integração com a natureza, proporcionando tranquilidade e exclusividade.

Além de elevar o patamar do turismo regional, o projeto impulsionará a economia local, gerando mais de 700 empregos diretos e 2 mil indiretos. Com um Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em R$ 1,2 bilhão, consolida-se como uma oportunidade de investimento de alto retorno.

Advertisement

Tudo isso reunido resulta em um empreendimento que fortalecerá de maneira decisiva o que o Centro-Oeste tem a oferecer em turismo, atendendo à demanda local com excelência, bem como a todo o Brasil e visitantes internacionais.

Leia Também:  CEOF aprova projeto que privatiza a Rodoviária do Plano Piloto

Lançamento em destaque

Neste sábado (5/4/25), a EP Empreendimentos, em parceria com a Bali Park, apresenta ao mercado o Quinta Eco Park, um condomínio de luxo projetado para integrar conforto e sustentabilidade em meio à natureza.

Advertisement

Liderança e visão

O Grupo EP Imobiliários, liderado por José Ricardo Rezek, Pedro Lage e Alexandre, da Eterc, e José Neto, da P7 Empreendimentos, tem uma visão clara de criar empreendimentos que atendam às necessidades do mercado e promovam o desenvolvimento sustentável da região.

O futuro do turismo e do lifestyle de alto padrão no Centro-Oeste começa agora. Aguarde o lançamento do Wyndham Luziânia Corumbá IV Lake Resort (GO).

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA