ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

DIVERSAS

Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023

Publicado em

Os estados do Sudeste foram os mais afetados pela dengue. (Foto: EBC).

Em comparação a 2022, houve um aumento de 3,89% nas mortes pela doença

O Brasil bateu recorde de mortes por dengue em 2023. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), revelam que foram 1.094 mortes pela doença no ano.

Comparado com 2022, que teve 1.053 óbitos, houve um aumento de 3,89% nas mortes pela doença. Já em relação a 2015 (986 casos), o crescimento foi ainda maior, com um índice de 11%.

Advertisement

Desde quando o Ministério começou a acompanhar os casos em 2000, o Brasil registrou apenas quatro mortes por dengue, mas desde então, o número de óbitos aumentou significativamente. Em 2023 (1.420.259), houve um aumento de 16,8% nos casos de infecções por dengue em relação a 2022 (1.658.816).

O ano com mais casos confirmados de dengue no Brasil foi 2015 (1.688.688), seguido por 2023 (1.658.816). O ano de 2004 (70.175) registrou o menor número de casos.

Leia Também:  “É um dos casos mais repugnantes da minha vida”, detalhou delegado sobre pedófilo preso no DF

Em 2023, os estados do Sudeste foram os mais afetados, com São Paulo (286) registrando o maior número de mortes por dengue. Todos os estados, exceto Acre, Amapá e Roraima, registraram mortes pela doença.

Advertisement

As projeções para 2024 indicam uma possível epidemia de dengue na região Centro-Oeste. Além disso, Minas Gerais e Espírito Santo no Sudeste, e Paraná apresentam um alto potencial epidêmico. O Nordeste também deve ver um aumento nos casos, embora abaixo do limite epidêmico.

Fonte: Diário do Poder

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Advertisement

DIVERSAS

SINATRAN-DF emite Nota de Repúdio e Solidariedade

Published

on

O Sindicato dos Agentes de Trânsito do Distrito Federal (SINATRAN/DF) manifesta sua profunda indignação e repúdio ao brutal assassinato do agente de trânsito José Domingos da Silva, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, ocorrido no último dia 13 enquanto ele exercia sua função. Este ato de violência covarde não atinge apenas a vítima e seus familiares, mas toda a categoria, que diariamente enfrenta riscos para garantir a segurança viária e a ordem no trânsito.
É inadmissível que agentes de trânsito, profissionais essenciais para a mobilidade urbana e a prevenção de acidentes, sejam alvos de agressões e crimes durante o cumprimento de seu dever. A crescente violência contra esses trabalhadores exige respostas urgentes e eficazes das autoridades, com medidas concretas para garantir sua segurança e punir os responsáveis por tais atos.
Diante dessa perda irreparável, o SINATRAN/DF cobra providências rigorosas e reafirma seu compromisso com a defesa da categoria, exigindo condições de trabalho mais seguras para todos os agentes de trânsito do país. Não podemos permitir que o medo e a impunidade se tornem a regra.
Expressamos nossa total solidariedade à família, amigos e colegas de José Domingos da Silva, compartilhando a dor dessa tragédia e reforçando nosso compromisso na luta por justiça e pela valorização desses profissionais.
SINATRAN/DF
S I N D I C A T O D O S A G E N T E S D E
T R Â N S I T O D O D I S T R I T O F E D E R A L
NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE
Brasília, 15 de março de 2025.

Leia Também:  Após mulher ser esfaqueada, mercado da Asa Norte é invadido de novo por sem-teto

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA