CLDF / POLÍTICOS DO DF
Solenidade celebra Dia Mundial da Síndrome de Down
Publicado em
21 de março de 2025por
Eugenio Piedade
Solenidade celebra Dia Mundial da Síndrome de Down
Evento reafirma luta por autonomia e valorização
Durante a manhã desta sexta-feira (21), foi realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal sessão solene para marcar o Dia Mundial da Síndrome de Down e enaltecer a inclusão das Pessoas com T21 (Trissomia 21 ou Síndrome de Down). Por iniciativa do deputado Eduardo Pedrosa (União), o evento buscou homenagear a luta das famílias e de associações pela autonomia das pessoas com Síndrome de Down (SD), enaltecendo formas de quebrar as barreiras sociais e proporcionar desenvolvimento e autonomia para pessoas com síndrome de Down.
A cerimônia teve início com uma criativa apresentação do grupo Dançarte Especial, reinterpretando o conto Alice no País das Maravilhas. “Olhe para mim. Você me vê atrás do espelho? Você já se sentiu excluído? Eu me sinto todos os dias”, afirma a personagem. Ao fim da apresentação, o deputado Eduardo Pedrosa agradeceu a participação. “Uma mensagem muito forte e bonita. Trouxe voz a muita gente, muitas famílias e associações. Que não fiquemos só nas leis, mas que isso se torne ações práticas”, declarou o parlamentar.
Para iniciar sua participação, Pedrosa fez sua autodescrição, buscando valorizar uma cerimônia inclusiva, tônica seguida por todos que tiveram oportunidade de falar. O deputado reforçou o objetivo do encontro. “Este ano o tema é: melhore nosso sistema de apoio. O objetivo é pedir às autoridades que melhorem o sistema de apoio para as pessoas com Síndrome de Down. Cada vez mais, as pessoas com SD desfrutam de uma vida saudável e produtiva. Elas podem, por sua independência, ser capazes de confrontar os discursos que insistiam em limitar a construção de laços sociais e profissionais”, destacou Pedrosa.

O parlamentar enfatizou ainda mais seu envolvimento com a causa. “Em meu gabinete tenho orgulho de contar com a assessoria da Maria Clara, que exerce suas habilidades e competências em igualdade de condições com qualquer outra pessoa. Creio que os pais devem incentivar o desenvolvimento autônomo de crianças e adolescentes com Down. Respeitar a privacidade dos filhos, incentivar a socialização com amigos e fomentar atividades extracurriculares são exemplos de práticas positivas que aceleram o desenvolvimento autônomo de quem tem SD”, ressaltou o deputado.
Por fim, Eduardo Pedrosa registrou que o trabalho vem produzindo frutos positivos. “Temos que lutar para garantir a efetividade de políticas públicas na educação, saúde, inclusão e empregabilidade. Temos tido conquistas como a aprovação da lei Cuidando de Quem Cuida, com foco em mães atípicas, a implementação da Casa da Mãe e do Pai Atípico e da construção do novo Centro de Referência Interdisciplinar em Síndrome de Down (CrisDown), cuja licitação está prevista para o segundo semestre deste ano. E teremos mais uma novidade que será a disponibilização da credencial de estacionamento digital pelo Detran/DF para as famílias e pessoas com SD. Tenho um compromisso com vocês de que vamos incomodar muita gente se for para garantir aquilo que é certo e de direito para cada um”, afirmou Pedrosa, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down.
A coordenadora dos autodefensores da frente parlamentar, Maria Clara Machado Israel, que trabalha na assessoria de gabinete do deputado Eduardo Pedrosa mostrou que toda pessoa com SD é capaz de brilhar. “Garantir igualdade para as pessoas com SD é fundamental para criar um mundo onde todos tenham sucesso e felicidade. Quando desenvolvemos nossas potencialidades, temos uma vida plena e nos sentimos pertencentes. Sou protagonista na minha vida. Quero ser respeitada e valorizada por quem eu sou. Esta sessão é um momento de reflexão para conscientizar a população de que nós temos luz própria”, garantiu Clarinha.

Já o ativista da Unicef, João Vitor Paiva, contou rapidamente a trajetória que o levou a ser considerado um dos cinco influenciadores com deficiência mais importantes do Brasil e exaltou o benefício social que busca com suas atividades. “Esse reconhecimento mostra o quanto meu trabalho tem feito a diferença na vida das pessoas”, agradeceu João Vitor.
A escritora Vitória Mesquita falou sobre a importância de a sociedade compreender como ajudar as pessoas com Síndrome de Down. “Muitas vezes precisamos de suporte. Suporte não é fazer por nós. É dar apoio correto para ajudar a termos autonomia e independência”, disse a jovem que conseguiu atualizar o conceito da síndrome no Google.
Por sua vez, o estudante e dançarino Isaías Kelvin Rodrigues Matos lembrou a relevância e função da data comemorativa. “A data foi criada para celebrar a vida das pessoas com o cromossomo T21, garantindo que tenhamos os mesmos direitos. Neste dia, no mundo todo, as pessoas e famílias participam de eventos para defender o nosso direito à inclusão”, contou Kelvin.

Em seu momento de fala, a diretora de Comunicação e Marketing do Instituto Ápice Down, Iarla Violatti, discorreu sobre a vida da mãe de pessoas com SD. “Ser mãe atípica não é um caminho fácil. Desde o primeiro instante, enfrentamos olhares duvidosos, diagnósticos cheios de limitações e uma sociedade que ainda precisa aprender a enxergar nossos filhos como eles são: capazes, cheios de potencial e dignos de oportunidades. Nossos filhos nos ensinam que a inclusão não é um favor, é um direito. Muitas vezes, eles ainda precisam que nós sejamos a sua voz. Nunca esqueçamos de que a nossa luta é para que um dia eles falem por si mesmos. A maternidade atípica é luta, mas acima de tudo é amor”, declarou Iarla.
A psicóloga Adriana Rodrigues de Souza narrou as dificuldades que ainda encontramos na sociedade. “É duro a gente ter que convencer uma autoridade de que nossos filhos precisam de terapia desde o início, por pura desinformação das autoridades. É duro a gente ter que convencer alguém na escola de que nossos filhos são capazes, de que eles não precisam estar ali só sendo distraídos, mas sim sendo estimulados e [recebendo] oportunidades para aprenderem. É duro ter que conscientizar pessoas dentro de empresas de que a pessoa com SD pode falar por si, basta perguntar para ela o que é preciso para ela ocupar seu espaço e desenvolver suas potencialidades. A luta é dura, mas fora da porta de casa nosso desafio é ainda maior”, disse Adriana.

Já a coordenadora do Centro de Referência Interdisciplinar em Síndrome de Down (CrisDown), Carolina Vale, enfatizou que o serviço é permanente e garantido a toda população. “Nosso centro de referência foi institucionalizado há um ano, com ajuda do deputado Eduardo Pedrosa, e isso garante a permanência desse centro de referência, independente do governo que assuma. O CrisDown é um serviço garantido. Recebemos cerca de 26 novas famílias mensalmente, crianças, idosos e adultos. Em 12 anos de existência são aproximadamente 2.500 pessoas cadastradas. O CrisDown está na base, na saúde. E a gente precisa investir no presente para poder modificar o futuro. Hoje podemos dizer que zeramos a fila de espera na pediatria, nossos adultos estão sendo atendidos, mas que não temos fonoaudiologia e perdemos 40 horas de terapia ocupacional e isso é de extrema importância para todo o segmento. Nossos planos, em uma sede própria, triplicam as oportunidades [de atendimento] e a possibilidade de levar as universidades conosco é real”, resumiu a coordenadora.

Homenagem aos moradores da Estrutural marca comemoração dos 22 anos da cidade
Nova UBS em Brazlândia será entregue em março e vai beneficiar cerca de 10 mil moradores
Sessão solene celebra o desenvolvimento da máscara Vesta pela UnB
Especializados em identificação, papiloscopistas serão homenageados pela CLDF
CLDF realiza sessão solene nesta sexta (6) em comemoração ao aniversário da Estrutural
BRASÍLIA
Homenagem aos moradores da Estrutural marca comemoração dos 22 anos da cidade
Homenagem aos moradores da Estrutural marca comemoração dos 22 anos da cidade A solenidade foi marcada pelo reconhecimento do papel...
Nova UBS em Brazlândia será entregue em março e vai beneficiar cerca de 10 mil moradores
Com investimento aproximado de R$ 11 milhões, a população de Brazlândia contará, a partir de março, com uma nova Unidade...
Sessão solene celebra o desenvolvimento da máscara Vesta pela UnB
Sessão solene celebra o desenvolvimento da máscara Vesta pela UnB Instrumento facial antiviral foi criado por pesquisadores da Universidade de...
DISTRITO FEDERAL
Especializados em identificação, papiloscopistas serão homenageados pela CLDF
Foto: Carolina Curi/Agência CLDF Sessão em alusão do dia dos profissionais que auxiliam na identificação de suspeitos, vítimas e desaparecidos,...
CLDF realiza sessão solene nesta sexta (6) em comemoração ao aniversário da Estrutural
CLDF realiza sessão solene nesta sexta (6) em comemoração ao aniversário da Estrutural A homenagem, proposta pela deputada Doutora Jane,...
Bloco PSOL/PSB e bancada do PT na CLDF têm novos líderes
Bloco PSOL/PSB e bancada do PT na CLDF têm novos líderes Deputada Dayse Amarílio (PSB) assume a liderança do bloco,...
POLÍTICOS DO DF
Projeto Cinema para Todos leva 900 idosos do DF às salas de cinema
O projeto Cinema para Todos, coordenado pela Procuradoria Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (PRO 60+), promove momentos...
No Dia Mundial do Câncer, especialistas cobram melhorias na rede oncológica do DF
No Dia Mundial do Câncer, especialistas cobram melhorias na rede oncológica do DF Acesso a diagnóstico precoce, fortalecimento da rede...
CLDF promove sessão solene nesta sexta (6) em celebração ao aniversário da Estrutural
A solenidade, proposta pela deputada Doutora Jane, terá início às 10h e será transmitida ao vivo pela TV Distrital. Em...
POLÍTICOS DO BRASIL
Mais de 170 policiais penais nomeados pelo GDF iniciam formação profissional
Os 179 novos policiais penais nomeados ao longo do último ano para fortalecer a segurança do sistema penitenciário do Distrito...
Levar dignidade, autoestima e esperança a quem mais precisa tem sido uma das marcas do trabalho do deputado Martins Machado
Martins destina recursos e transforma vidas com o projeto Sorriso Perfeito Família Feliz Levar dignidade, autoestima e esperança a quem...
Taxa de Licenciamento 2026 vence a partir de 23 de fevereiro
Zélia Ferreira Proprietários de veículos isentos de IPVA precisam acessar o Portal de Serviços ou o App Detran-DF Digital para...
TRÊS PODERES
CLDF realiza sessão solene nesta sexta (6) em comemoração ao aniversário da Estrutural
CLDF realiza sessão solene nesta sexta (6) em comemoração ao aniversário da Estrutural A homenagem, proposta pela deputada Doutora Jane,...
Sessão solene celebra a criação da Máscara Vesta pela Universidade de Brasília
Sessão solene celebra a criação da Máscara Vesta pela Universidade de Brasília Projeto Vida é responsável pela criação de máscara...
Deputados abordam crise do BRB e repasses para educação durante sessão ordinária
Deputados abordam crise do BRB e repasses para educação durante sessão ordinária Parlamentares da oposição reforçam pedido para abertura de...
ENTORNO
Terceiro pedido de impeachment contra Ibaneis Rocha é protocolado na CLDF
Terceiro pedido de impeachment contra Ibaneis Rocha é protocolado na CLDF Pedido é assinado por PT, Rede, PDT, PCdoB e...
CLDF celebra conselheiros tutelares – CLDF
CLDF celebra conselheiros tutelares O evento prestigia os profissionais da categoria pelo trabalho em defesa dos direitos de crianças e...
Deputados distritais retomam trabalhos legislativos
Deputados distritais retomam trabalhos legislativos Sessão abordou a mensagem do Executivo para 2026 e teve pedidos da oposição para que...












