CLDF / POLÍTICOS DO DF

Reunião da CTMU analisa propostas para enfrentar alto custo do transporte no Entorno

Publicado em


Reunião da CTMU analisa propostas para enfrentar alto custo do transporte no Entorno

Proposta de consórcio e investimentos em infraestrutura foram debatidos com órgãos, sociedade civil e moradores do Entorno

Na quinta-feira (18), foi realizada a 5ª Reunião Técnica da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) para enfrentar o aumento das passagens de ônibus no Entorno do Distrito Federal. As tarifas serão alteradas no dia 22 de setembro, caso a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não aceite o terceiro pedido do Governo do DF para prorrogação do prazo. O presidente da CTMU, deputado distrital Max Maciel (PSOL), informou que a comissão já fez um estudo identificando que as passagens reajustadas podem comprometer de 30% a 40% da renda dos trabalhadores, especialmente daqueles que recebem um salário mínimo.

“Estamos falando de gente que já vive no limite, que precisa escolher entre pagar o transporte ou colocar comida na mesa com um salário mínimo. Não podemos aceitar que o direito de ir e vir seja tratado como mercadoria e discutir sobre o Entorno também é função do DF”, afirmou o parlamentar.

Leia Também:  Comissão de Transporte avalia resultados do programa Vai de Graça

Durante o encontro, foi debatida a proposta de criação de um consórcio entre DF e Goiás, com participação dos municípios, para gerir o sistema, reduzir custos e avançar na integração. Além disso, foi mencionada a intenção de investir em infraestrutura, como o BRT Luziânia–Santa Maria e faixas exclusivas em Águas Lindas. A comissão solicitou participação no grupo de trabalho que discute o tema, para acompanhar de perto as negociações e antecipar o debate sobre o fundo de R$ 100 milhões para o consórcio, que pode impactar a divisão de recursos entre Goiás e o Distrito Federal.

A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), da Secretaria Extraordinária do Entorno do DF (SEENT/DF), da Secretaria de Educação do Goiás (SEDF/GO) e da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), além de moradores do entorno, representantes políticos e professores, que puderam expor opiniões e estudos sobre o tema. Estudantes também reforçaram a importância de barrar o aumento, lembrando o impacto direto no direito à educação, já que muitos dependem do DF para garantia desse acesso, além de outros serviços básicos.

Leia Também:  Projeto de Lei que amplia proteção no entorno das escolas é aprovado pela CAF

“A luta contra o aumento da tarifa é também a luta por justiça social. A população do Entorno é essencial para o DF, trabalha, estuda e movimenta nossa economia. É dever do Estado encontrar soluções para essa importante parcela da população”, defendeu Max Maciel.

*Com informações da assessoria do deputado Max Maciel



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO