ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

CLDF / POLÍTICOS DO DF

Início dos trabalhos da CPI que investigará os Atos Antidemocráticos é destaque do programa

Publicado em

Foto: Reprodução/TV Câmara Distrital

Já está no ar a 58ª edição do programa Giro Distrital! Aqui você fica por dentro dos principais acontecimentos da esfera política de Brasília. Nesta edição, você confere:

1) O início dos trabalhos da CPI que investigará os Atos Antidemocráticos de 12 de dezembro e de 8 de janeiro. O colegiado já definiu quem serão os primeiros convocados a depor;

Advertisement

2) Em meio aos crescentes casos de feminicídio no DF, uma audiência pública na Câmara Legislativa chama atenção para um tema importante: a violência praticada contra mulheres em situação de rua;

3) Hemocentro Itinerante: lei aprovada pelos deputados distritais possibilita a doação de sangue em uma unidade móvel;

4) Espetáculo para os olhos, mas sem prejuízo ao sossego: vamos entender as regras para garantir o cumprimento da lei que proíbe o comércio de fogos de artifício de alto ruído;

Advertisement

5) Uma reportagem sobre o trabalho da Polícia Legislativa na CLDF. Os policiais tem se reforçado com equipamentos, treinamentos e pessoal para garantir a segurança do parlamento brasiliense.

Leia Também:  Solenidade celebra as soroptimistas, voluntárias que trabalham por meninas e mulheres

6) Os destaques da terceira semana de fevereiro na Câmara Legislativa — que teve a destinação de R$ 24 milhões em emendas parlamentares para reduzir a fila por cirurgias eletivas na rede pública de saúde.

O Giro Distrital é um programa da TV Câmara Distrital, com transmissão todo domingo às 12h00 nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro,  09 da Vivo e 309.3 na SKY, com reprises ao longo da semana.

Advertisement

Acompanhe também as nossas redes sociais:

Instagram
https://www.instagram.com/tvcamaradistrital

Facebook
https://www.facebook.com/tvcamaradistrital 

Advertisement

Twitter
https://twitter.com/DistritalTv

Agência CLDF

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CLDF / POLÍTICOS DO DF

Comissão aprova reparcelamento de solo no CAVE do Guará

Published

on


Comissão aprova reparcelamento de solo no CAVE do Guará

Distritais aprovaram ainda concessão de uso de imóveis do GDF à Neoenergia. Ao todo, 4 matérias avançaram
Advertisement

Em reunião extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (18), a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) aprovou quatro projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo. As matérias tratam de regularização e reordenamento de uso de áreas públicas nas regiões administrativas do Guará, Ceilândia e Águas Claras.

PL nº 1567/2024 prevê a desafetação e reparcelamento de solo na área do Complexo Esportivo e de Lazer do Guará, o antigo Centro Administrativo Vivencial e Esporte (Cave), um complexo onde se encontram o Estádio Antônio Otoni Filho (conhecido como “Estádio do CAVE”), a Feira do Guará, o Ginásio do CAVE, o Cartódromo (batizado Kartódromo Airton Senna) e o Teatro de Arena. 

A desafetação de um bem público é um procedimento administrativo no qual a administração revoga a sua destinação de uso público, permitindo que o bem seja utilizado para fins diversos. O bem continua a ser público, mas deixa de ser aplicado para o desempenho das funções próprias do Estado.

Advertisement

Segundo o GDF, a desafetação permitirá a alienação de três lotes institucionais, totalizando 11.078,99m², e a destinação de uma área de 3.704,84m² para parcelamento futuro. Além disso, a proposta prevê a incorporação de outras áreas ao lote original para fins de regularização e planejamento urbano. O governo argumenta que a medida ajudará a otimizar a ocupação da região, prevenir invasões irregulares e garantir espaços adequados para atividades institucionais e comunitárias.

Leia Também:  Parecer do Incra favorece Joesley & cia e ameaça investimentos no Brasil

A proposta avançou por 2 votos contra 1, recebendo aval dos deputados Pepa (PP) e Jaqueline Silva (MDB). Já o deputado Gabriel Magno (PT) rejeitou a medida, alegando que o fracionamento da área pode abrir margem para um futuro processo de privatização dos lotes públicos. 

Energia elétrica 
 

PL nº 1285/2024 autoriza o Poder Executivo a promover a concessão de uso de um terreno público no Guará para construção de subestação de energia elétrica da Neoenergia. O texto destaca que a construção vai melhorar e garantir a qualidade do fornecimento de energia elétrica na região.

Advertisement

Já o PL nº 1494/2025 tem o mesmo objeto, porém para construção da subestação de energia elétrica em Águas Claras. A relatora das propostas, deputada Jaqueline Silva (MDB), destacou que ambas as matérias demonstram “comprovado interesse público e observância da legislação pertinente à licitação”.

A comissão deu aval ainda ao PL nº 1466/2024, autorizando a alienação de um imóvel localizado em Ceilândia. O bem, de propriedade do Distrito Federal, encontra-se desocupado e é proveniente de herança jacente, ou seja, sem herdeiros conhecidos. O objetivo do projeto é permitir sua venda por meio de licitação, com os recursos arrecadados sendo destinados ao Tesouro do Distrito Federal. A reunião desta terça-feira teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (Canal 9.3) e YouTube da Casa.

Leia Também:  Colaboradores do HRSM participam de campanha de Identificação Segura do Paciente



Créditos do conteúdo

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA