CLDF / POLÍTICOS DO DF

Gabriel Magno denuncia déficit de psicólogos em escolas no DF

Publicado em


Na data que homenageia o dia do psicólogo, 27 de agosto, o deputado Gabriel Magno (PT) cobrou a contratação de mais desses profissionais na rede pública do DF. Presidente da Comissão de Educação da Casa, o parlamentar apontou que a Lei federal nº 13.935/2019 obriga a ter pelo menos um profissional de psicologia em cada escola da rede básica do ensino público.

“Fizemos representação ao Tribunal de Contas do DF e verificamos que apenas 11% das escolas do Distrito Federal cumprem essa lei. Estamos falando de 700 escolas sem psicólogos, isso quando aumentam casos de violência e de problemas de saúde mental”, relatou.

Além disso, o parlamentar informou que há déficit, também, nas unidades públicas de saúde: faltam mais de 9 mil horas de atendimento psicológico na rede, de acordo com os dados detalhados por Magno, o que representa cerca de 200 psicólogos.  

Carências na educação

O distrital ainda se aprofundou em outras questões da área, como as reclamações que a Comissão de Educação recebeu sobre o edital para contratação temporária de professores. As queixas citam “conteúdo confuso e disperso” diante de um prazo curto antes da data da prova, a ser realizada em outubro. Por isso, Magno pediu à Secretaria de Educação para adiar o certame, de modo a assegurar mais tempo para a preparação. Clamou, ainda, que a pasta avance na contratação de professores concursados efetivos.

Leia Também:  Após denúncia de Magno, TCDF cobra providências da Saúde para transporte de pacientes 



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO