CLDF / POLÍTICOS DO DF

Exposição na CLDF lembra a destruição da cidade tcheca de Lídice pelos nazistas

Publicado em


Exposição na CLDF lembra a destruição da cidade tcheca de Lídice pelos nazistas

Em cartaz até 11 de dezembro, na Galeria Espelho d´Água, a mostra reúne fotos históricas e desenhos de crianças, inclusive do Distrito Federal, que são enviados para a República Tcheca

A destruição, pelos nazistas, da pequena cidade de Lídice (na atual República Tcheca), em dia 10 de junho de 1942, chocou o mundo. Além de atearem fogo e demolirem todas as edificações com o uso de explosivos, os homens foram fuzilados, mulheres mortas e dezenas de crianças, asfixiadas com gás.

Para lembrar o massacre, ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial, foi aberta uma exposição na Câmara Legislativa, nesta quinta-feira (27), que reúne fotos históricas e desenhos realizados por crianças. Pela primeira vez, participaram do projeto, que reúne trabalhos de jovens do mundo inteiro, estudantes do Distrito Federal – alunos da Escola Classe 68, da Ceilândia. Entre eles, Sardeiro da Silva Wenzo, de seis anos de idade, que recebeu Menção Honrosa.

Leia Também:  SCIA/Estrutural tem novas regras para atuação de ambulantes nas áreas públicas da cidade

Antes da inauguração da mostra, que fica aberta até o dia 11 de dezembro na Galeria Espelho d´Água, foi exibido o documentário Lidice: como a morte de Heydrich selou o destino de uma vila inteira, dirigido por Daniel Rosa, que, aborda os acontecimentos que marcaram a antiga Lídice – onde, atualmente, um memorial, relembra a tragédia. O título do filme faz menção a Reinhard Heydrich, general de Hitler, cuja morte em Praga gerou a vingança nazista.

 

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

 

A notícia da destruição se espalhou e, em resposta, diversas cidades pelo mundo adotaram o nome da localidade tcheca dizimada, além disso, meninas foram batizadas como Lídice. No Brasil, em 1944, dois anos após o massacre, Santo Antônio do Capivari, a cerca de 40 quilômetros de Angra dos Reis (RJ), recebeu o nome de Lídice, atual distrito do município de Rio Claro.

Desde o final dos anos 1960, a República Tcheca estimula a confecção de desenhos por crianças para recordar o trágico episódio. “A partir de 1973, o projeto passou a ter caráter internacional. Crianças do mundo inteiro enviam desenhos ao Memorial de Lídice. Esses trabalhos são uma ponte simbólica entre os meninos e meninas mortos durante a guerra e as que têm o privilégio de viver”, declarou a embaixadora Pavla Havrlíková, ao abrir a exposição.

Leia Também:  Aprovado projeto que altera regras de uso e ocupação do solo no Guará

Na ocasião, também falaram o secretário executivo da Secretaria de Relações Internacionais do GDF, Paulo Cesar Chaves, que ratificou o apoio do governo a iniciativas como essa, de cunho histórico e cultural; e Jane Marrocos, do Conselho Curador de Cultura da Câmara Legislativa, que destacou o papel da Casa “como anfitriã de importantes eventos” realizados em parceria com as representações internacionais acreditadas em Brasília.



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO