ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

CLDF / POLÍTICOS DO DF

Deputado Wellington Luiz é eleito para assumir a presidência do MDB-DF

Publicado em

Reprodução

Atual presidente da Câmara Legislativa se elegeu para chefiar diretório local do MDB-DF. Atualmente, partido tem a maior composição da Casa

O deputado distrital Wellington Luiz, presidente da Câmara Legislativa (CLDF), foi eleito oficialmente para assumir o comando do diretório local do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Distrito Federal. A votação, promovida pela legenda neste sábado (19/8), ocorreu durante convenção estadual da sigla e incluiu a eleição da comissão executiva.

A eleição do parlamentar se deu por unanimidade. Antes, porém, o nome de Wellington era dado como certo para assumir a função, a partir de acordos na sigla desde a saída do deputado federal Rafael Prudente do cargo.

Advertisement

Atualmente, o partido tem a maior bancada da Câmara Legislativa, com cinco distritais eleitos: Doutora Jane; Hermeto; Iolando; Jaqueline Silva; e Wellington Luiz.

O evento contou com a participação de políticos filiados à sigla, como o governador Ibaneis Rocha e o ex-vice-governador Tadeu Filippelli, além de deputados que assumem cargos na atual legislatura da CLDF ou já passaram pela Casa.

Leia Também:  Quem quer parar "O INCANSÁVEL TABANEZ" em sua caminhada a uma cadeira na CLDF

O novo presidente afirmou que, durante a gestão de dois anos — com possibilidade de recondução —, pretende focar no aumento da participação política de jovens, no incentivo à transparência e no estreitamento de laços com eleitores.

Advertisement

“Expresso minha profunda gratidão ao governador Ibaneis Rocha pelo contínuo apoio e parceria em prol dos cidadãos do Distrito Federal. Agradeço a todos os companheiros de partido que depositaram sua confiança em mim. Juntos, cuidaremos do povo e daremos a Brasília o que ela precisa e merece”, declarou.

Veja a nova composição da Comissão Executiva Estadual do MDB-DF:

Titulares
  • Presidente: deputado distrital Wellington Luiz de Souza Silva
  • 1º Vice-Presidente: Ana Paula da Conceição Fernandes
  • 2º Vice-Presidente: Gustavo Almeida Aires
  • 3º Vice-Presidente: Christianno Nogueira Araújo
  • Secretário-Geral: deputado distrital João Hermeto de Oliveira Neto
  • Secretário-Adjunto: Jozafá Dantas do Nascimento
  • 1º Tesoureiro: João Monteiro Neto
  • 2º Tesoureiro: Marcela Meira Passamani
  • 1º Vogal: deputado federal Rafael Cavalcanti Prudente
  • 2º Vogal: Rosemary Soares Antunes Rainha
  • 3º Vogal: deputada distrital Jaqueline Angela da Silva
  • 4º Vogal: deputada distrital Jane Klebia do Nascimento Silva Reis
  • Líder da Bancada do MDB-DF na CLDF: deputado distrital Iolando Almeida de Souza
Leia Também:  Programa destaca destinação de R$ 24 milhões em emendas parlamentares para cirurgias eletivas no DF

Suplentes

  1. Benício Tavares da Cunha Mello
  2. André Monteiro Fortes
  3. Dilson Resende de Almeida
  4. Francisco Antonio de Albuquerque

Conselho Fiscal (titulares)

  • Luis Márcio Martins dos Santos
  • Carlos Alberto Kock
  • Levi Carvalho de Faria
  • Wite Franco Villela
  • Márcia Crusiol

Conselho Fiscal (suplentes)

  1. Ana Paula Pereira da Silva
  2. Danielle Carvalho da Silva
  3. Nilvan Pereira de Vasconcelos
  4. Rosemeire Emiliana Cardoso
  5. Ludmila de Faro Nazareth Passos
Fonte: Metropoles

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Advertisement

CLDF / POLÍTICOS DO DF

Observatório da Mulher: CLDF lança ferramenta para impulsionar a criação de políticas públicas para o público feminino

Published

on


Observatório da Mulher: CLDF lança ferramenta para impulsionar a criação de políticas públicas para o público feminino

Advertisement

Na manhã desta quarta-feira (19), a Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou o Observatório da Mulher, uma ferramenta dedicada ao monitoramento, coleta e análise de dados a respeito da participação feminina na política, no mercado de trabalho e dos índices de violência de gênero no DF. O objetivo é que a plataforma impulsione a formulação de políticas públicas mais eficazes para as mulheres.

O sistema disponibiliza relatórios, estudos e levantamentos elaborados pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM), em parceria com órgãos governamentais, universidades e instituições de pesquisa. É possível verificar informações sobre a ocupação e atuação feminina em cargos legislativos e executivos, divulgação de leis e projetos voltados para equidade de gênero e canais de atendimento às mulheres em situação de agressão física e/ou psicológica.

Regulamentada pela Resolução 352/2024, o Observatório da Mulher é resultado do trabalho desenvolvido na gestão da deputada Dayse Amarilio (PSB) durante o período em que esteve à frente da Procuradoria. Segundo a parlamentar, a iniciativa foi inspirada no modelo do Observatório da Mulher Cearense (OMCE), da Assembleia Legislativa do Ceará, que monitora dados sobre a realidade das mulheres no estado.
 

Advertisement

 

Leia Também:  Brasília terá Universidade Popular, e seu primeiro projeto agora intitulado Política de Pé no Chão.  

“Na visita que fizemos a Fortaleza, conseguimos identificar a integração dos serviços feitos lá. Aqui, no Distrito Federal, ainda temos muita dificuldade em lidar com os diferentes sistemas de atendimento à mulher”, relatou Dayse Amarilio. “Tivemos um projeto de lei, que, infelizmente, não foi aprovado, que buscava fazer uma integração de todos esses sistemas de informação”, explicou.

 

Advertisement

Empreendedorismo feminino

 

 

No evento, também foi apresentado o Observatório Brasília Empreendedora, um plataforma em desenvolvimento, com objetivo de  monitorar, avaliar e divulgar dados sobre negócios liderados por mulheres. Segundo Marcelo Herbert Lima, auditor de Controle Interno da Controladoria-Geral do DF e um dos envolvidos no projeto, o sistema busca expandir a criação de políticas públicas que apoiem o empreendedorismo feminino na capital.

Advertisement

“É muito difícil fazer política pública sem informação e dados, precisamos ter um diagnóstico. Temos que olhar o mercado de trabalho da mulher, do empreendedorismo feminino, a violência contra mulher e, em cima dessas informações, poder fazer políticas públicas”, enfatizou Lima. 

A deputada Paula Belmonte (Cidadania), que assumiu o cargo de procuradora da Mulher esta semana, reforçou que a institucionalização do Observatório Brasília Empreendedora possibilita a coleta e análise de informações que ampliam a elaboração de programas de capacitação, linhas de crédito e outras iniciativas de suporte às mulheres.
 

Leia Também:  Ibaneis indica advogado Bruno Rangel para a Diretoria Jurídica do BRB

 

Advertisement

“A maioria das mulheres estão no mercado informal. Precisamos promover a formalização. Além disso, os dados revelam que os bancos emprestam milhões de reais para os homens e pouco mais de mil reais para as mulheres”, frisou a parlamentar. “Essa situação exige nossa atenção e virar política pública. O presidente do Banco de Brasília já entrou em contato comigo para que possamos fazer um projeto financeiro voltado às mulheres”, explicou.

 

2ª Semana da Mulher

 

Advertisement

Alinhado ao tema “Mais vozes, mais direitos: mulheres que transformam o mundo”, o evento realizado nesta quarta-feira é mais uma ação da 2ª Semana da Mulher, promovida pela Procuradoria Especial da Mulher da CLDF. Até 20 de março, a iniciativa oferece uma variedade de atividades para o público feminino, incluindo debates sobre políticas públicas, saúde, segurança e empreendedorismo, serviços gratuitos e ações de empoderamento.



Créditos do conteúdo

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA