CLDF / POLÍTICOS DO DF
CLDF vai homenagear a Campanha da Fraternidade 2025
Publicado em
10 de março de 2025por
Eugenio Piedade
CLDF vai homenagear a Campanha da Fraternidade 2025
Edição deste ano tem como tema Fraternidade e Ecologia Integral
Nesta terça (11), a Câmara Legislativa realiza sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade 2025, a partir das 10h. O evento acontece no Plenário da CLDF e será aberto à participação do público. Presidente da Frente Parlamentar Católica da Casa, o distrital João Cardoso (Avante) capitaneia a solenidade.
Desde 1962, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a Campanha da Fraternidade durante a quaresma, a fim de sensibilizar a sociedade para questões relevantes. Na 61ª edição, a reflexão volta-se para a responsabilidade com o meio ambiente, reforçando a necessidade de ações concretas para a preservação do planeta. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, a campanha de 2025 prega o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
“A realização desta sessão solene é uma forma de ampliarmos o alcance da Campanha da Fraternidade e incentivarmos a sociedade do Distrito Federal a refletir e agir sobre esse tema tão essencial. Como representantes do povo, temos a responsabilidade de fomentar debates que promovam o bem comum, e a ecologia integral é um desafio que precisa ser encarado com seriedade e compromisso por todos nós”, destacou João Cardoso.
Autoridades religiosas, representantes do governo e especialistas no tema participam do evento. Entre os convidados para a mesa de honra, figuram o cardeal Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília; Lenise Garcia, acadêmica e especialista em bioética; e os representante Kildare Meira, pelo Governo do Distrito Federal; padre Jean Poul, pela CNBB; e padre Thaisson da Silva Santarém, pela Coordenação Pastoral da Arquidiocese de Brasília.
O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara Distrital.
Serviço:
Sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade 2025
📅 Data: 11 de março de 2025
⏰ Horário: 10h
📍 Local: Plenário da Câmara Legislativa do DF
Mais informações pelo (61) 99908-7827.
*Com informações da equipe do deputado João Cardoso
CLDF / POLÍTICOS DO DF
Tarifa Zero no transporte público do DF é defendida na Câmara Legislativa
Published
2 dias agoon
25 de abril de 2025
Tarifa Zero no transporte público do DF é defendida na Câmara Legislativa
Comissão apresentou esboço de projeto de lei de gratuidade universal durante seminário nesta sexta-feira (25)
A implementação de gratuidade irrestrita no transporte público do Distrito Federal foi discutida na Câmara Legislativa nesta sexta-feira (25), durante seminário sobre o tema. O impacto social e a viabilidade financeira da medida foram os principais tópicos debatidos pelos participantes. A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) promoveu o evento, no qual apresentou minuta de projeto de lei, desenvolvido pela subcomissão Tarifa Zero.
O presidente da CTMU, deputado Max Maciel (PSOL), informou que a subcomissão fez um estudo sobre o impacto financeiro da tarifa zero. “O que custa hoje R$ 1,8 bilhão passaria a custar R$ 4 bilhões. Quatro bilhões é muito dinheiro. Mas o Distrito Federal dá R$ 9 bilhões de isenção [de impostos] a empresas”, comparou Maciel. Para ele, é importante reavaliar as prioridades orçamentárias e os custos com a construção de viadutos, túneis e outras estruturas focadas no transporte individual.

O projeto de lei prevê a implementação progressiva da tarifa zero, priorizando regiões mais vulneráveis; a ampliação e fortalecimento das gratuidades já existentes; a criação de conselhos populares para fiscalização e avaliação do serviço, entre outras ações. A proposta também indica diversas fontes de custeio, tais como multas de trânsito e publicidade nos ônibus, terminais e pontos de parada, entre outros espaços. O projeto, que está em fase de desenvolvimento, foi apresentado pela secretária da comissão, Fernanda Azevedo.
“Com base nos dados da própria Semob [Secretaria de Mobilidade do DF], nós já sabemos que o transporte público é fortemente subsidiado. Nós já financiamos mais de 70% do transporte público. O problema é que o acesso ainda está condicionado à capacidade individual de cada pessoa pagar a tarifa. O que nós precisamos é reorganizar esse gasto para fazer com que o transporte realmente seja um direito, seja para todos, e em quantidade suficiente. Portanto, a nossa proposta é romper com essa contradição que atualmente está estruturando o sistema”, argumentou a secretária.

Revisão dos contratos com empresas de ônibus
A maioria dos especialistas convidados defendeu o fim da remuneração de empresas de ônibus com base no número de passageiros. Eles consideram mais adequado o contrato com base no custo do serviço, em relação a número de viagens/quilômetros rodados, em vez de número de usuários. “O custo operacional dessas viagens vai variar muito pouco se está carregando 10 ou 60 pessoas”, apontou o professor Paulo César Silva, da Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília. “O poder contratante do serviço precisa garantir que essas viagens sejam realizadas em número adequado para que as pessoas usufruam do direito a circulação com uma qualidade definida”, afirmou Silva. Ele defende que a taxa de ocupação dos veículos seja o parâmetro de qualidade do transporte, e o custo do serviço seja o parâmetro de remuneração.
O cientista político Giancarlo Gama estudou, em dissertação de mestrado, mais de 100 contratos de tarifa zero no Brasil. “Noventa por cento das cidades gasta menos de 2% do orçamento com a tarifa zero. E grande maioria gasta menos de 1%”, identificou o especialista. Ao analisar a verba das prefeituras como um todo, ele observou que os gastos com coleta e transporte de resíduos ficam em torno de 2,33%. “As cidades gastam mais transportando lixo do que pessoas”, comparou.
O seminário completo pode ser assistido no canal do Youtube da TV Câmara Distrital.



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