ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

CLDF / POLÍTICOS DO DF

CLDF faz minuto de silêncio em memória do médico Roland Montenegro

Publicado em

Foto: Renan Lisboa/ Agência CLDF

O médico Roland Montenegro, uma das vítimas do acidente aéreo ocorrido no sábado passado no Amazonas, foi homenageado nesta terça-feira (19) pela Câmara Legislativa, durante a sessão ordinária. Os presentes ao plenário respeitaram um minuto de silêncio em memória do cirurgião, cujo velório ocorreu na tarde de hoje na Igreja Dom Bosco, e dos demais mortos na queda da aeronave que levava um grupo de adeptos da pesca esportiva.

O deputado Pastor Daniel de Castro (PP), também pescador esportivo, foi quem solicitou a homenagem, acatada pelo seu colega João Cardoso (Avante), que presidia a sessão. Este, inclusive, lembrou de já ter feito o mesmo itinerário em avião similar ao que viajava o médico.

Advertisement

Por sua vez, o deputado Chico Vigilante (PT), que esteve no velório, lembrou episódios da trajetória do Roland Montenegro, que deixa um importante legado na medicina. Maranhense como o parlamentar, Vigilante disse que “o Dr. Roland já faz falta à cidade, ao Distrito Federal e ao Brasil”.

Leia Também:  Reconhecimento facial no DF reforça segurança e moderniza serviços públicos

Marco Túlio Alencar – Agência CLDF

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CLDF / POLÍTICOS DO DF

Comissão aprova reparcelamento de solo no CAVE do Guará

Published

on


Comissão aprova reparcelamento de solo no CAVE do Guará

Distritais aprovaram ainda concessão de uso de imóveis do GDF à Neoenergia. Ao todo, 4 matérias avançaram
Advertisement

Em reunião extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (18), a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) aprovou quatro projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo. As matérias tratam de regularização e reordenamento de uso de áreas públicas nas regiões administrativas do Guará, Ceilândia e Águas Claras.

PL nº 1567/2024 prevê a desafetação e reparcelamento de solo na área do Complexo Esportivo e de Lazer do Guará, o antigo Centro Administrativo Vivencial e Esporte (Cave), um complexo onde se encontram o Estádio Antônio Otoni Filho (conhecido como “Estádio do CAVE”), a Feira do Guará, o Ginásio do CAVE, o Cartódromo (batizado Kartódromo Airton Senna) e o Teatro de Arena. 

A desafetação de um bem público é um procedimento administrativo no qual a administração revoga a sua destinação de uso público, permitindo que o bem seja utilizado para fins diversos. O bem continua a ser público, mas deixa de ser aplicado para o desempenho das funções próprias do Estado.

Advertisement

Segundo o GDF, a desafetação permitirá a alienação de três lotes institucionais, totalizando 11.078,99m², e a destinação de uma área de 3.704,84m² para parcelamento futuro. Além disso, a proposta prevê a incorporação de outras áreas ao lote original para fins de regularização e planejamento urbano. O governo argumenta que a medida ajudará a otimizar a ocupação da região, prevenir invasões irregulares e garantir espaços adequados para atividades institucionais e comunitárias.

Leia Também:  IgesDF abre vagas para Médico Cirurgião Vascular

A proposta avançou por 2 votos contra 1, recebendo aval dos deputados Pepa (PP) e Jaqueline Silva (MDB). Já o deputado Gabriel Magno (PT) rejeitou a medida, alegando que o fracionamento da área pode abrir margem para um futuro processo de privatização dos lotes públicos. 

Energia elétrica 
 

PL nº 1285/2024 autoriza o Poder Executivo a promover a concessão de uso de um terreno público no Guará para construção de subestação de energia elétrica da Neoenergia. O texto destaca que a construção vai melhorar e garantir a qualidade do fornecimento de energia elétrica na região.

Advertisement

Já o PL nº 1494/2025 tem o mesmo objeto, porém para construção da subestação de energia elétrica em Águas Claras. A relatora das propostas, deputada Jaqueline Silva (MDB), destacou que ambas as matérias demonstram “comprovado interesse público e observância da legislação pertinente à licitação”.

A comissão deu aval ainda ao PL nº 1466/2024, autorizando a alienação de um imóvel localizado em Ceilândia. O bem, de propriedade do Distrito Federal, encontra-se desocupado e é proveniente de herança jacente, ou seja, sem herdeiros conhecidos. O objetivo do projeto é permitir sua venda por meio de licitação, com os recursos arrecadados sendo destinados ao Tesouro do Distrito Federal. A reunião desta terça-feira teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (Canal 9.3) e YouTube da Casa.

Leia Também:  Dia do Policial Militar Veterano será comemorado em 14 de novembro



Créditos do conteúdo

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA