ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

CLDF / POLÍTICOS DO DF

CLDF: deputados batem boca por gastança de Lula em Nova York

Publicado em

Reprodução: Canal TV Câmara Distrital

Iolando questionou pontos do atual governo e disse que vai tomar medidas contra o petista.

Giovanna SoaresGiovanna Soares

Durante o debate se tratando das avaliações sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta última quarta (19), o clima esquentou entre os deputados distritais Iolando (MDB) e Chico Vigilante (PT).  

Ao citar os valores das viagens feitas pelo presidente, Iolando foi chamado de mentiroso pelo deputado Chico Vigilante, dando início a discussão. “Ele gastou R$ 7,3 milhões em uma viagem para Nova York. E está hospedado em um dos hotéis mais caros do mundo. O o presidente Lula, do Brasil, pai dos pobres”, alfinetou. “A mentira não pode prosperar. E o deputado Iolando está mentindo” rebateu vigilante. Logo em seguida, Vigilante, se referiu a Bolsonaro como capiroto e disse que o mesmo aplicou um golpe dando como desculpa o aumento da gasolina, quando ele ainda era presidente. 

Após as falas do petista, Iolando citou o artigo 104 da lei, que se trata sobre injuria e falta de respeito, e pediu do deputado uma retração, caso contrário entraria com uma representação no Conselho de Ética. Vigilante então não se intimidou. 

Advertisement

 “O cidadão mentiu. Continua mentindo. Faça o que você quiser, mas, neste caso, você é mentiroso com relação ao presidente Lula. Ratifico: mentiu”, respondeu o petista. 

Leia Também:  UBS 1 de Ceilândia realiza ação de saúde no Sol Nascente

Vigilante acrescentou que não se intimida e que está preparado para o debate no Conselho de Ética da CLDF ou em outros órgãos de controle. E expandiu dizendo que não vai tolerar mentiras e que não praticou crime de calúnia durante as falas. “Eu não tenho medo da extrema direita. Enfrentei em todos os momentos da minha vida”, finalizou. 

Fonte: Diário do Poder

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CLDF / POLÍTICOS DO DF

Observatório da Mulher: CLDF lança ferramenta para impulsionar a criação de políticas públicas para o público feminino

Published

on


Observatório da Mulher: CLDF lança ferramenta para impulsionar a criação de políticas públicas para o público feminino

Advertisement

Na manhã desta quarta-feira (19), a Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou o Observatório da Mulher, uma ferramenta dedicada ao monitoramento, coleta e análise de dados a respeito da participação feminina na política, no mercado de trabalho e dos índices de violência de gênero no DF. O objetivo é que a plataforma impulsione a formulação de políticas públicas mais eficazes para as mulheres.

O sistema disponibiliza relatórios, estudos e levantamentos elaborados pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM), em parceria com órgãos governamentais, universidades e instituições de pesquisa. É possível verificar informações sobre a ocupação e atuação feminina em cargos legislativos e executivos, divulgação de leis e projetos voltados para equidade de gênero e canais de atendimento às mulheres em situação de agressão física e/ou psicológica.

Regulamentada pela Resolução 352/2024, o Observatório da Mulher é resultado do trabalho desenvolvido na gestão da deputada Dayse Amarilio (PSB) durante o período em que esteve à frente da Procuradoria. Segundo a parlamentar, a iniciativa foi inspirada no modelo do Observatório da Mulher Cearense (OMCE), da Assembleia Legislativa do Ceará, que monitora dados sobre a realidade das mulheres no estado.
 

Advertisement

 

Leia Também:  Traduza ligações e mensagens simultaneamente com Galaxy AI

“Na visita que fizemos a Fortaleza, conseguimos identificar a integração dos serviços feitos lá. Aqui, no Distrito Federal, ainda temos muita dificuldade em lidar com os diferentes sistemas de atendimento à mulher”, relatou Dayse Amarilio. “Tivemos um projeto de lei, que, infelizmente, não foi aprovado, que buscava fazer uma integração de todos esses sistemas de informação”, explicou.

 

Advertisement

Empreendedorismo feminino

 

 

No evento, também foi apresentado o Observatório Brasília Empreendedora, um plataforma em desenvolvimento, com objetivo de  monitorar, avaliar e divulgar dados sobre negócios liderados por mulheres. Segundo Marcelo Herbert Lima, auditor de Controle Interno da Controladoria-Geral do DF e um dos envolvidos no projeto, o sistema busca expandir a criação de políticas públicas que apoiem o empreendedorismo feminino na capital.

Advertisement

“É muito difícil fazer política pública sem informação e dados, precisamos ter um diagnóstico. Temos que olhar o mercado de trabalho da mulher, do empreendedorismo feminino, a violência contra mulher e, em cima dessas informações, poder fazer políticas públicas”, enfatizou Lima. 

A deputada Paula Belmonte (Cidadania), que assumiu o cargo de procuradora da Mulher esta semana, reforçou que a institucionalização do Observatório Brasília Empreendedora possibilita a coleta e análise de informações que ampliam a elaboração de programas de capacitação, linhas de crédito e outras iniciativas de suporte às mulheres.
 

Leia Também:  Embrapa Cerrados articula atuação na aquicultura no Brasil Central

 

Advertisement

“A maioria das mulheres estão no mercado informal. Precisamos promover a formalização. Além disso, os dados revelam que os bancos emprestam milhões de reais para os homens e pouco mais de mil reais para as mulheres”, frisou a parlamentar. “Essa situação exige nossa atenção e virar política pública. O presidente do Banco de Brasília já entrou em contato comigo para que possamos fazer um projeto financeiro voltado às mulheres”, explicou.

 

2ª Semana da Mulher

 

Advertisement

Alinhado ao tema “Mais vozes, mais direitos: mulheres que transformam o mundo”, o evento realizado nesta quarta-feira é mais uma ação da 2ª Semana da Mulher, promovida pela Procuradoria Especial da Mulher da CLDF. Até 20 de março, a iniciativa oferece uma variedade de atividades para o público feminino, incluindo debates sobre políticas públicas, saúde, segurança e empreendedorismo, serviços gratuitos e ações de empoderamento.



Créditos do conteúdo

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA