CLDF / POLÍTICOS DO DF

CLDF celebra famílias que acolhem crianças e adolescentes vulneráveis

Publicado em


Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF

Sessão solene, proposta pela deputada Paula Belmonte, tem início às 19h desta quinta-feira (30)

Nesta quinta-feira, às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene em homenagem às famílias acolhedoras. A iniciativa da presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância, deputada Paula Belmonte (Cidadania), prestigia famílias que acolhem temporariamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A solenidade também homenageia o Grupo Aconchego, uma organização não governamental, fundada em 1997, responsável por executar e acompanhar, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. O programa, regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), oferece um lar provisório para menores de idade afastados do núcleo familiar de origem por determinação judicial. 

O Grupo Aconchego realiza todo o processo de seleção, capacitação, acompanhamento psicossocial e apoio às famílias que se candidatam. Além disso, a entidade mantém um projeto de apadrinhamento afetivo para crianças e adolescentes que têm remotas chances de retorno à família de origem ou de serem adotados.

Leia Também:  Projeto de lei defende melhores condições para terceirizados do GDF

Segundo Belmonte, o evento enaltece a atuação das famílias voluntárias e da organização no bem-estar e no desenvolvimento saudável dos jovens acolhidos. “Essa homenagem é uma forma de reconhecer publicamente o altruísmo, a empatia e a dedicação das famílias acolhedoras, que, com amor e responsabilidade, ajudam a transformar vidas e a construir uma sociedade mais justa, humana e solidária”, enfatiza a parlamentar. 

A solenidade desta quinta-feira pode ser acompanhada pela TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro e 09 da Vivo, e pelo canal da CLDF no YouTube.
 

Leia também:

Seminário debate reintegração familiar e acolhimento de crianças e adolescentes



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO