CLDF / POLÍTICOS DO DF

Pioneira do Rap do DF, Vera Verônika é homenageada na Câmara Legislativa

Publicado em


Marcando o encerramento da III Semana Distrital do Hip Hop, a CLDF realiza sessão solene nesta quarta-feira (19), às 19h, para entrega do Título de Cidadã Benemérita de Brasília à rapper Vera Verônica. A homenageada é reconhecida como uma das primeiras rappers feminina do DF e uma das pioneiras do rap nacional. 

De origem humilde, Vera Verônica morou em Valparaíso de Goiás e desde muito cedo teve que ajudar financeiramente sua família. Ela começou a trabalhar precocemente como feirante e, apesar das dificuldades, conseguiu seguir os estudos acadêmicos e formou-se em pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), tendo feito pós-graduação e em “Ensino de África” pela Universidade de Brasília (UnB).

Na década de 1990, teve os primeiros contatos com a música participando de grupos de axé music. Conheceu o rap posteriormente por meio de Dino Black que a emprestou fitas cassetes com raps. Após familiarizar-se com o gênero, passou a fazer apresentações musicais com outro músico da cena do hip-hop brasiliense, DJ Chokolaty. 
 

Deputado Max Maciel (à esquerda) – Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF

“Vera Verônica é um dos principais nomes do hip-hop do DF e sua atuação ultrapassa a música e se consolida como compromisso social, educativo e cultural”, observa Max Maciel, deputado que propoôs a homenagem na Câmara Legislativa.

Em 2003, lançou seu primeiro álbum intitulado “Vera Verônika Canta MPB-rap: Música para o povo brasileiro em ritmo e poesia”. Já em 2012, lançou o álbum “Vera Verônika 20 anos” que contou com a participação de inúmeros músicos regionais e de artistas como Ellen Oléria.

Leia Também:  Câmara Legislativa aprova criação da Rede Distrital de Atenção Domiciliar ao Idoso

No ano de 2017, gravou o disco “Mojumbá” pela gravadora Agente Digital e, no ano seguinte, em comemoração aos seus vinte e cinco anos de carreira, lançou o álbum Afrolatinas. O disco, como toda a carreira de Vera é marcado pela participação de músicos regionais e músicas que falam sobre diversidade, cidadania e política. Também em 2018, lançou o DVD, “Vera Verônika – 25 anos” gravado no dia 25 de julho de 2017, no Teatro Plínio Marcos do Complexo Cultural da Funarte. 
 

Patrimônio Cultural 
 

 

Semana contou com diversas oficinas (Foto: Andressa Anholete/CLDF) 

Entre os dias 12 e 19 de novembro, a III Semana Distrital do Hip-Hop celebrou artistas, coletivos e agentes culturais que fortalecem o movimento no Distrito Federal. Foram dias marcados por debates, apresentações e ações em prol da cultura hip hop. Todas as atividades abertas ao público, numa uma celebração que coloca o movimento no centro do debate público, da memória e da política cultural do DF. 

Além da homenagem a Vera Verônika nesta quarta, a programação incluiu a entrega do título de Cidadão Benemérito de Brasília ao rapper X e uma celebração dos 35 anos da banda Câmbio Negro. Também foi lançado o Mapa das Desigualdades 2025, um projeto que analisa indicadores socioeconômicos para mostrar as desigualdades entre diferentes regiões.

Leia Também:  Ministra Edilene Lôbo debate participação feminina na Semana Legislativa da Mulher

Exposição do artista Makina de Rabisco
 

O artista Makina de Rabisko na exposição Vestígios do Invisível (Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF)

A III Semana Distrital do Hip-Hop começou com a abertura da exposição “Vestígios do Invisível”, do artista Flávio Mendes, conhecido como Makina de Rabisko. A mostra ficará em exibição no foyer do plenário da Câmara Legislativa, até o dia 28 de novembro, com obras que unem técnicas do grafite e da arte urbana com abordagens contemporâneas das artes visuais. A exposição traz quadros das séries Portais (2024) e Clarões do Invisível (2025), além de trabalhos inéditos, com uma proposta que aprofunda a pesquisa estética do artista, conectando espiritualidade, memória e imaginação coletiva.

“O Hip Hop, enquanto segmento cultural e musical, possui não somente importância para a cultura do Distrito Federal, mas também atua enquanto movimento de resistência em periferias e comunidades carentes. Com isso, o Hip Hop vem atuando no combate à criminalidade, diminuindo problemas sociais e incentivando o contato artístico para os jovens”, destaca o deputado Max Maciel.

Confira a transmissão da entrega do Título de Cidadã Benemérita de Brasília e do encerramento da III Semana Distrital do Hip-Hop pela transmissão da TV Câmara Distrital.
 

 



Créditos do conteúdo

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO