ACBJPR-DF-logo-blue80red
ACBJPR-DF-logo-blue80red

CLDF / POLÍTICOS DO DF

Presidente da CEB, Edison Garcia recebe título de cidadão honorário de Brasília

Publicado em


Presidente da CEB, Edison Garcia recebe título de cidadão honorário de Brasília

Advertisement

A Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília ao presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), senhor Edison Antônio Costa Britto Garcia. A iniciativa partiu do deputado Iolando (MDB), que exaltou a atuação executivo durante o processo de privatização da companhia. A cerimônia também contou com a presença dos deputados Pepa (PP) e Rogério Morro da Cruz (PRD), entre outras autoridades, familiares e amigos. Realizada nesta terça-feira (16), a sessão solene foi marcada por um clima de alegria, amizade e grande estima em relação ao homenageado.

O deputado Iolando ressaltou que Edison enfrentou um “momento polêmico” no Distrito Federal, empenhando-se para esclarecer dúvidas dos parlamentares acerca da privatização da CEB, ocorrida em 2020. A iniciativa privada assumiu a distribuição de energia para residências e empresas enquanto a CEB permaneceu responsável pela iluminação pública, nas ruas do DF. “O Edison conquistou os nossos corações aqui na Câmara Legislativa, o nosso respeito, o nosso carinho”, disse o parlamentar. “Essa Casa se engrandece apresentando este cidadão honorário”, afirmou Iolando.

 

Advertisement
A iniciativa da homenagem foi do deputado Iolando. Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

O deputado Rogério Morro da Cruz classificou o título como “justo e necessário”. “O senhor é um amigo de Brasília. E nós, como representantes do Poder Legislativo, reconhecemos o teu esforço, a tua dedicação, o teu trabalho”, enalteceu o parlamentar. Ele agradeceu a atuação da CEB e da Neoenergia (empresa que assumiu a CEB Distribuição) na região administrativa de São Sebastião, nos setores Capão Comprido, Vila do Boa e Morro da Cruz, que agora recebem energia legalizada. “Isso é motivo de muita alegria, porque a iluminação traz segurança para a população do Distrito Federal”, avaliou.

Leia Também:  Aprovado PL de Manzoni que reduz o ITBI para até 1% no DF

O deputado Pepa destacou as melhorias na região de Planaltina e Arapoanga, principalmente na área rural. Ele lembrou que, no início do mandato, recebia frequentes ligações da população desses locais com relatos de falta de energia e pedidos para troca de lâmpadas. “Hoje não. Meu telefone não toca mais em relação a isso, porque nós estamos com 90% de Planaltina e Arapoanga com iluminação de LED”, contou Pepa.

Um dos projetos da CEB é colocar lâmpadas de LED em todo o DF, tecnologia com melhor capacidade de iluminação e eficiência energética e menores custos. “É um compromisso que nós temos, do governador Ibaneis e da governadora Celina, de colocar o Distrito Federal 100% em LED até o final do ano. A CEB hoje faz investimentos com recursos próprios, resultado de uma empresa capitalizada e lucrativa”, afirmou Edison Garcia.

Advertisement

 

Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

Ele agradeceu a todos os diretores, empregados e colaboradores da CEB. “Eu quero dividir esse título com todo o meu time CEB, porque eu não ganho ele sozinho”, disse o presidente da companhia. Garcia estendeu o agradecimento a todas as empresas e autarquias nas quais participou ao longo da vida, destacando a passagem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no ano de 2018.

“Tenho muito orgulho de ter presidido o INSS”, afirmou, emocionado. “A gente vê com muita tristeza uma autarquia de 30 mil servidores públicos dedicados ser envolvida em práticas criminosas [descontos indevidos em contracheques de aposentados e pensionistas]”, lamentou. Garcia contou que uma das principais conquistas de sua gestão foi aprimorar o aplicativo Meu INSS.

Advertisement

Além do INSS e da CEB, Garcia já esteve à frente da Advocacia Geral da União (AGU), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Imprensa Nacional, do Iate Clube de Brasília, entre várias outras instituições. Ele é advogado, especialista em mercado de capitais, e procurador federal aposentado. Nasceu no Mato Grosso do Sul, mas veio para Brasília com um ano de idade, onde cresceu na 105 Sul. O título de cidadão honorário é uma honraria concedida pela Câmara Legislativa a pessoas que nasceram fora de Brasília e prestaram relevantes serviços à população do DF.

Leia Também:  Artista plástica Maria da Penha Rocha recebe homenagem póstuma nesta segunda-feira (23)

 

O novo cidadão honorário, Edison Garcia. Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

Outras autoridades que compuseram a mesa de honra da solenidade foram o presidente do Tribunal de Contas do DF, desembargador Manoel de Andrade; o presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian; o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Valter Casimiro; a secretária-executiva de gestão estratégica da Secretaria de Governo do DF, Sueli de Sousa; e o administrador regional de Ceilândia, Dilson Almeida.

Advertisement

A cerimônia completa pode ser assistida no YouTube da TV Câmara Distrital.

Acesse aqui as fotos da solenidade.



Créditos do conteúdo

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CLDF / POLÍTICOS DO DF

Filmes vencedores do 27º Troféu Câmara Legislativa serão conhecidos neste sábado (20)

Published

on


Filmes vencedores do 27º Troféu Câmara Legislativa serão conhecidos neste sábado (20)

Após cinco dias de competição, chega o momento de conhecer os melhores curtas e longas metragens, além de categorias técnicas, entre 16 títulos do Distrito Federal
Advertisement

Mais de 3 mil espectadores compareceram às cinco sessões da Mostra Brasília – espaço do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro para filmes do Distrito Federal que concorrem ao 27º Troféu Câmara Legislativa. Além do Cine Brasília, que teve lotação plena em todas as exibições dos títulos brasilienses, as produções foram apresentadas no Complexo Cultural Planaltina e em unidades do SESC do Gama, Ceilândia e 504 Sul.

Neste sábado (20), os vencedores da premiação do Legislativo do DF para o cinema local serão anunciados durante a cerimônia de encerramento do Festival, que começa às 17 horas. Um total de R$ 298 mil em prêmios serão divididos entre os melhores curtas e longas-metragens, além de nove categorias técnicas. Os prêmios principais serão destinados aos filmes escolhidos pelo júri popular – composto pelo público que compareceu às exibições e votou após as sessões – e o júri oficial.

Leia Também:  CLDF vai homenagear a Campanha da Fraternidade 2025

Os jurados também votam nas categorias técnicas – ator, atriz, direção de arte, direção, edição de som, fotografia, montagem, roteiro e trilha sonora. Nestas últimas, os ganhadores são escolhidos entre os títulos de curta e longa-metragem, sem distinção. O júri oficial é formado por: Alice Stefânia (atriz, diretora e pesquisadora de teatro); Bertrand Lira (diretor de documentários, crítico de cinema, professor e pesquisador) e Ewerton Belico (curador, roteirista, educador e diretor de cinema).

Advertisement

Pioneirismo

Nesta sexta-feira (19), último dia de competição pelo Troféu Câmara Legislativa, subiram ao palco do Cine Brasília, com suas equipes, para apresentar seus filmes, Clara Maria Matos e as duplas Larissa Corino e Patrícia Meschick, Rafael Ribeiro Gontijo e Sandra Bernardes. Os títulos foram O Cheiro do Seu Cabelo, Rocha: Substantivo Feminino e Menino quem foi seu mestre?, respectivamente.

Clara Maria Matos afirmou que seu filme “é uma carta de amor às mulheres negras e indígenas”. O curta ficcional trouxe a personagem Feijão, que, no aniversário, deseja visitar a casa da avó que não chegou a conhecer e é guiada por um cheiro familiar. No elenco, Martinha do Coco, que cedeu a música para a produção.

Advertisement

A seguir foi a vez das mulheres escaladoras, que fazem da região de Cocalzinho (GO) seu ponto de partida para a prática. Com uma equipe formada exclusivamente por mulheres, o curta documental foi dirigido por Larissa Corino e Patrícia Meschick, que falaram, entre outras aspectos, de “pioneirismo”.

Leia Também:  Comunidade Queima Lençol, na Fercal, recebe trabalhos de manutenção nas ruas e espaços públicos

Pioneirismo também foi tema do documentário Menino quem foi seu mestre?, que conta a história da capoeira desde a inauguração de Brasília, a partir de entrevistas com os primeiros mestres do Distrito Federal: Mestre Tabosa, Mestre Adilson, Mestre Paulão, Mestre Danadinho e Mestre Pombo de Ouro – muitos deles presentes à sessão.



Créditos do conteúdo

Advertisement

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO

MAIS LIDAS DA SEMANA