POLÍTICA DO BRASIL

FAIXA DE 3,5 GHZ: Liberação para instalação de infraestrutura 5G vai beneficiar 19 municípios do centro-oeste

Publicado em

(Foto:Pablo Le Roy/MCom)

Serviço levará internet de qualidade e com mais velocidade para os moradores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás

A partir do dia 4 de dezembro deste ano, mais 19 cidades da região centro-oeste poderão instalar a infraestrutura para receber o sinal 5G. A decisão parte do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), que se reuniu nesta quarta-feira (29/11) e já contemplou, em todo país, aproximadamente 172 milhões de brasileiros. No total, 3.079 municípios efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que a Pasta está empenhada em disponibilizar o quanto antes o serviço com qualidade para toda a sociedade. “Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, afirmou.
Agora, por meio da decisão do GAISPI, as operadoras poderão solicitar a implantação do serviço nas localidades do centro-oeste que foram contempladas. O estado de Mato Grosso teve a maior quantidade de liberações, com 15 municípios, além dele, os estados de Mato Grosso do Sul e Goiás cada um com dois municípios beneficiados.
Dentre as 15 localidades contempladas do Mato Grosso estão as cidades de: Barra do Garças , Campo Verde, Salto do Céu e Verá totalizando 130.274 habitantes que poderão acessar a internet com mais velocidade.
Na região centro oeste também estão aptas a receber a faixa de frequência 3.5 GHZ, os goianos Aragarças e Bom Jesus de Goiás com uma população de 42.348 beneficiados, já no Mato Grosso do Sul serão contemplados os municípios de Caarapó e Rio Brilhante levando o sinal 5G para mais de 68.200 habitantes.
As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.
IMPLANTAÇÃO – A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

Leia Também:  Caiado apresenta avanços de Goiás a empresários de São Paulo
UF Município
GO Aragarças
GO Bom Jesus de Goiás
MS Caarapó
MS Rio Brilhante
MT Barra do Garças
MT Campo Verde
MT Dom Aquino
MT Nova Mutum
MT Pontal do Araguaia
MT Pontes e Lacerda
MT Poxoréu
MT Comodoro
MT Lambari D’Oeste
MT Reserva do Cabaçal
MT Salto do Céu
MT Santa Carmem
MT Santo Antônio do Leste
MT Vale de São Domingos
MT Vera

Ascom MCom
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
imprensa@mcom܂gov܂br • (61) 2027.5530

SIGA O MCOM NAS REDES: @mincomunicacoes

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO