DIVERSAS

Governo Lula ganha um reforço na ajuda aos Yanomamis

Publicado em

Hospital HDia se colocou à disposição do Governo para ajudar Yanomamis

Instituição é uma das únicas especializadas em terapias nutricionais no Brasil

A crise humanitária enfrentada pela população indígena Yanomami, localizada em Roraima, tem como uma de suas principais causas a falta de políticas públicas efetivas para o combate ao garimpo ilegal e para assistência adequada à saúde. O caso Yanomami já resultou na morte de 570 crianças por desnutrição e outras causas evitáveis.

Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram que o Brasil registrou, em 2021, a maior taxa de hospitalizações de crianças menores de 1 ano associadas à desnutrição desde o início do acompanhamento – a cada 100 mil nascidos vivos, 113 precisaram de cuidados especiais.

Esses casos reforçam a importância da Terapia Nutricional, conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional, que oferecem ao organismo os nutrientes suficientes para o pleno funcionamento.

Em Brasília (DF), a Terapia Nutricional é especialidade do Hospital Dia, e ocorre de duas formas:

Leia Também:  No Carnaval 2023, Domingão com Huck repete pior audiência de 2022

1. Suplementação alimentar: feita por pacientes capazes de satisfazer adequadamente as necessidades nutricionais e metabólicas por via oral, após consulta clínica e exames complementares.
2. Nutrição parenteral ou enteral: feita por pacientes incapazes de satisfazer adequadamente as necessidades nutricionais e metabólicas por via oral. Os procedimentos oferecidos são regulamentados pela Anvisa.

Apoio técnico ao Governo para ajudar povo Yanomami

Sensibilizado com a situação dos Yanomami, o nutrólogo à frente do HDia, Matheus Caputo, colocou o hospital à disposição do governo federal para auxiliar com o apoio técnico-científico no cuidado de pacientes em estado de desnutrição.

“Contamos com equipe multiprofissional formada por médicos nutrólogos (adulto e pediátrico), nutricionista, enfermeiros, farmacêutico, psicólogo e fisioterapeuta, que atuam no cuidado integral e contínuo em Terapia Nutricional, no âmbito hospitalar, ambulatorial e domiciliar”, explica Caputo.

“Nossas soluções em Terapia Nutricional individualizada para pacientes que não necessitam de internalização permanente trazem melhor qualidade de vida aos pacientes e diminuem os custos para as operadoras de saúde”, explica a diretora Técnica do HDia, Luciana Rodriguez.

Leia Também:  Governo de Goiás apresenta prioridades da LDO em audiência pública na Alego

Por:  Tábita Marinho

COMENTE ABAIXO:

BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICOS DO DF

POLÍTICOS DO BRASIL

TRÊS PODERES

ENTORNO